Ágatha e Duda lideram o ranking nacional de vôlei de praia

Dupla olímpica levaram a melhor sobre Ana Patrícia e Rebecca por 2 sets a 0 na decisão em Saquarema (RJ)

Ágatha e Duda venceram última etapa do ano | William Lucas/ CBV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ágatha e Duda venceram última etapa do ano (Foto: William Lucas/ CBV)

A dupla Ágatha e Duda, que representará o Brasil em Tóquio em 2021, encerrou o ano com mais um título e a liderança isolada do ranking nacional. Na manhã deste domingo (06.12) a paranaense e a sergipana conquistaram o ouro da quinta etapa do Circuito Brasileiro Vôlei de Praia 20/21, o terceiro delas na temporada. O lugar mais alto do pódio veio com vitória na decisão contra Ana Patrícia/Rebecca, outra dupla olímpica brasileira, por 2 sets a 0 (21/18 e 21/17), na quadra central da arena montada no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).

A conquista desta etapa é a nona deste tipo do time formado por Ágatha e Duda. A vitória rendeu 400 pontos no ranking da temporada, e a dupla aumentou a vantagem na liderança com 1920 pontos. A segunda posição está com Ana Patrícia/Rebecca, que tem 1760. Talita e Carol Solberg (AL/RJ) somam 1520, e estão em terceiro.

A medalhista olímpica Ágatha soma agora 16 títulos em etapas de Open. A paranaense destacou os desafios impostos por uma temporada tão atípica, e comemorou os objetivos alcançados. A dupla disputou as cinco finais realizadas até o momento na temporada 2020/2021, um “sarrafo alto”, segundo a jogadora

“Foi um ano desafiador para todos. Vivemos a dificuldade do ano, tivemos momentos de angústia. Mas conseguimos ‘virar a chave’, e voltamos a treinar com uma energia boa e com o objetivo bem ousado. E do mesmo modo que demos o nosso máximo em todas as etapas, é difícil manter esse ritmo, nessa época do ano já estaríamos diminuindo o nosso giro. E desta vez foi diferente, tivemos que aumentar ainda mais o ritmo nessa reta final, conseguimos o ouro e o primeiro lugar no ranking, então estamos muito satisfeitas e vamos tirar uns dias de férias para voltarmos renovadas em 2021”, avaliou Ágatha.

Duda foi eleita a melhor da partida e chegou ao décimo título de Open na carreira. A jovem sergipana fez uma retrospectiva de tudo que a dupla passou ao longo de 2020, que terminou com o terceiro título em cinco finais disputadas no Circuito Brasileiro.

“Tivemos aquela parada de cinco meses, em razão de toda a situação da pandemia, treinamos separadas, sozinhas. Quando nos reencontramos no dia 6 de julho para começar a preparação com um objetivo definido, a nossa volta às competições, a volta do Circuito Brasileiro, e ir galgando os degraus, subindo de produtividade. Tudo isso culminou nesse momento, de fechar a temporada com os objetivos alcançados é uma alegria imensa. E jogar contra a Ana e a Rebecca é sempre difícil, pois nos conhecemos muito bem, o que engrandece ainda mais o nosso título”, comentou Duda.

A rodada decisiva deste domingo teve início com a partida que valeu o bronze inédito para Elize Maia/Thâmela (ES). A dupla capixaba tinha chegado às semifinais pela primeira vez na etapa passada, e, desta vez subiu um degrau ao alcançar um lugar no pódio. Elas venceram Talita e Carol Solberg (AL/RJ) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/18). A medalha foi a primeira da jovem Thâmela, de 20 anos, que comemorou bastante a conquista.

“Estou muito feliz, viemos de um ano muito difícil, ficamos paradas quase sete meses. E poder voltar a competir, fazer o que amamos, é sensacional. E estou começando ainda no cenário nacional, uma equipe nova, ainda em construção. Eu sempre me inspirei muito na Carol Solberg e na Talita, então vencer esse jogo é um sonho, estou bastante feliz”, disse Thâmela.

A experiente Elize Maia volta ao pódio depois de três anos, e conquistou a primeira medalha depois do nascimento da filha Antônia, de um ano e quatro meses. A capixaba falou sobre a importância do bronze no momento da carreira.

“Este foi um ano marcante para todo o planeta, precisamos mudar muitos paradigmas, se adaptar e superar. E foi o primeiro ano da minha filha (Antônia) e foi um desafio manterm-me como atleta e mãe, então um pódio no final desse ano tão desafiador abre as portas para tempos melhores em 2021”, contou Elize.

Após a disputa do torneio feminino nesta semana, o torneio masculino será disputado na sequência, entre os dias 10 e 13 de dezembro. (Fonte: COB)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES