Alegria de brasileiros agita a abertura os Jogos Parapan-Americanos

O Brasil é a maior delegação que disputará o Parapan de Toronto

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A alegria tomou de conta dos 272 paratletas da delegação brasileira. Eles marcaram presença na cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, no Estádio CIBC Parapan Am Athletics Stadium, na Universidade de York. A velocista Terezinha Guilhermina que tem deficiência visual, foi a porta-bandeira brasileira. O desfile foi encerrado com a delegação anfitriã.

O Brasil é a maior delegação que disputará o Parapan de Toronto. Os maiores grupos são do atletismo, com 50 atletas, seguido da natação, com 40, e do tênis de mesa, com 28.

O Brasil liderou o quadro de medalhas dois últimos Parapan: no Rio de Janeiro, em 2007 com 157 medalhas sendo 52 de Ouro, 40 de prata e 65 de bronze, e em Guadalajara, no México, em 2011, com 141 sendo 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze.O evento foi iniciado com o Hino Nacional do Canadá e teve apresentações de dança celebrando a paz e representando ritmos regionais, entre eles a capoeira, o carnaval, o tango, além de danças indígenas.

O chefe executivo do Comitê Organizador dos Jogos, Saäd Rafi, deu as boas-vindas aos atletas, ressaltando que o Parapan de Toronto é uma etapa importante para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. “Preparem-se, porque o caminho para o Rio de Janeiro, em 2016, começa aqui e será muito disputado.”

Presidente do Comitê Paralímpico nas Américas, José Luis Campos explicou que os Jogos Parapan-Americanos de Toronto serão disputadas em 15 modalidades classificatórias para o Rio 2016.

Segundo ele, os jogos de Toronto quebraram um recorde, registrando 1,6 mil atletas de 28 países. "São os maiores Jogos Parapan-Americanos”, afirmou Campos.

Neste sábado, primeiro dia de provas, atletas brasileiros disputam medalhas nas modalidades natação, halterofilismo, ciclismo e bocha. As 13 provas de natação terão participação de 18 brasileiros, entre eles Daniel Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES