O atleta Alison dos Santos, o Piu, está concorrendo ao prêmio de melhor do ano da World Athletics, a federação internacional de atletismo.A lista composta por dez atletas de diferentes modalidades foi divulgada nesta quinta-feira.

Medalhista de bronze em Tóquio em 2021, Piu  teve uma excelente temporada.Venceu todas as provas que disputou, foi campeão do Mundial realizado em Oregon, nos Estados Unidos, e conquistou o título da Diamond League. Trata-se da principal série de competições de atletismo. 

Raking mundial

Na etapa de Eugene da liga, completou a prova em 46s29, terceiro melhor tempo da história no Ranking Mundial da World Athletics, e quebrou recorde pessoal e sul-americano.

O paulista de 22 anos terá outras grandes estrelas do atletismo como adversários na briga pelo prêmio, como o suíço Armand Duplantis, recordista mundial do salto com vara. 

Atleta Alison dos Santos é indicado ao prêmio  de melhor do ano - AFPAtleta Alison dos Santos é indicado ao prêmio  de melhor do ano - AFP

Indicações

Cinco finalistas serão definidos por votação dividida em três frações. O Conselho Mundial de Atletismo fará uma votação interna que contará para 50% do resultado. Os outros 50% serão divididos pela metade entre os votos da Família Mundial do Atletismo e a escolha dos fãs, que poderão votar pela internet. 

Gráficos individuais para cada indicado serão postados no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube esta semana. Um 'like' no Facebook, Instagram e YouTube ou um retweet no Twitter contarão como um voto.

A votação fica aberta até 19 horas do dia 31 de outubro, pelo horário de Brasília (meia-noite em Mônaco). Após a divulgação dos cinco candidatos finais, os vencedores serão anunciados no início de dezembro pelas World Athletics.