Ana Patrícia e Rebecca fecham 2019 com título e vaga olímpica

A conquista fecha a temporada de Ana e Rebecca, que não participarão da etapa de Ribeirão Preto (SP) do Circuito Brasileiro, em novembro.

Rebecca (esq) e Ana Patrícia exibem orgulhosas o ouro | William Lucas/Inovafoto/CBV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os times classificados aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 brilharam na etapa de Cuiabá (MT) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia 2019/2020. Neste domingo, horas após o ouro de Alison/Álvaro Filho (ES/PB), foi a vez de Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE), também futuras representantes olímpicas, ficarem com o título ao superarem na decisão Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) por 2 sets a 1 (15/21, 21/15, 15/11), na arena montada ao lado do ginásio Aecim Tocantins, fechando uma semana perfeita.

A conquista fecha a temporada de Ana e Rebecca, que não participarão da etapa de Ribeirão Preto (SP) do Circuito Brasileiro, em novembro. A dupla começou o ano mais cedo que as adversárias, disputando torneios no início de janeiro, e após Cuiabá (MT), terá um período de férias. Ana Patrícia comentou a vitória de virada na final, na base da superação, já que além do calor, a bloqueadora teve um pequeno problema muscular antes da competição.

"Saímos de casa com o objetivo de levar o título. Tive a infelicidade de sofrer uma distensão da lombar e ficar sem poder treinar mais de uma semana, mas contei com a força de todos lá do nosso Centro de Treinamentos e acreditei que poderíamos fazer um grande resultado, e não foi diferente. Agora vamos aproveitar as férias, chegou o momento de descansarmos, nos organizar e planejar o próximo ano para chegar em Tóquio no nosso melhor voleibol", disse.

A campanha de Ana e Rebecca em Cuiabá contou com seis vitórias em seis jogos. É o sétimo título de etapa nacional do time (seis no Circuito Brasileiro e um SuperPraia). Rebecca analisou como a equipe conseguiu a virada na partida e ressaltou a boa comunicação do time.

"A gente sabia que o jogo contra a Fernanda e a Bárbara seria muito difícil, sempre é complicado. O calor estava bastante intenso durante o jogo e começamos atrás no primeiro set e não estávamos conseguindo nos comunicar direito. No final do primeiro set nós conversamos, decidimos por fazer o básico, uma coisa de cada vez, esquecer o erro e entrar no jogo. E isso deu certo. No terceiro set foi a mesma coisa, então foi uma partida bonita para a torcida, que fez muito bem o papel, ficou dividida entre as duas duplas. Estou muito feliz com o resultado, saímos daqui bem satisfeitas", destacou.

A medalha de bronze da etapa ficou Tainá e Victoria (SE/MS), que superaram Carolina Horta e Ângela (CE/DF) por 2 sets a 1 (21/15, 18/21, 11/15) na quadra 2. Tainá comentou o bom resultado e o retorno do time ao pódio no tour nacional.

“Uma parceria é muito mais do que uma dupla dentro de quadra. É preciso conhecer bem seu parceiro para saber como lidar em situações difíceis, como a que tivemos no jogo de hoje. Isso faz a diferença, não basta ter bom relacionamento, é necessário entender como o outro atleta reage e o que ele precisa fazer para mudar o jogo. Essa afinidade dentro e fora de quadra nos favorece e acho que muitas vezes faz com que vençamos os jogos”, disse.

O próximo desafio das duplas pelo Circuito Brasileiro 19/20 acontece de 20 a 24 de novembro, em Ribeirão Preto (SP). Depois, mais quatro eventos serão realizados no primeiro semestre de 2020, nas cidades de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Rio de Janeiro (RJ). O SuperPraia 2020, evento 'Finals', ocorre em Itapema (SC). A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

COLETIVA

As quatro duplas brasileiras que garantiram a vaga aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 pela corrida olímpica da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) concederão coletiva de imprensa na próxima terça-feira (29.10), às 10h, na sede da entidade, no Riocentro, zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ).

Os times Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Ágatha/Duda (PR/SE), Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) darão detalhes sobre a conquista da vaga olímpica e o planejamento traçado até o início da competição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES