Aplicativo irá ajudar pessoas que deixam o sistema prisional

De início ele passa a funcionar para pessoas no Distrito Federal. A ideia é facilitar o acesso a serviços e a políticas de apoio para a retomada da liberdade

Aplicativo Escritório Social terá sua lançamento na próxima terça | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em breve ele deixa de ser um projeto e se torna realidade. Terça-feira (20/4), às 18h, o aplicativo Escritório Social Virtual (ESVirtual) será lançado pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux.

Trata-se de uma importante ferramenta para aquelas pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares.

De início ele passa a funcionar para pessoas no Distrito Federal. A ideia é facilitar o acesso a serviços e a políticas de apoio para a retomada da liberdade.

O lançamento de terça-feira marca, também, os cinco anos dos Escritórios Sociais e será transmitida ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.

O aplicativo permite acessar serviços, como emissão de documentos, acompanhamento da situação processual, acesso a políticas como moradia, saúde e alimentação e qualificação e encaminhamento profissional com a nova fase do programa Começar de Novo. Tudo isso para as pessoas que saíram do sistema prisional e suas famílias.

Aplicativo Escritório Social será lançado terça/Divulgação

Anualmente, cerca de 460 mil alvarás de soltura são expedidos no país, segundo dados do Executivo Federal.

Foram dois anos de desenvolvimento do projeto que é resultado de colaboração entre CNJ, Universidade de Brasília (UnB) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), por meio de acordo com o governo do Distrito Federal.

O aplicativo será uma ferramenta complementar ao atendimento físico que já é realizado nos Escritórios Sociais, presentes em 17 estados, e aos atendimentos psicossociais que precedem a fase de liberdade, especialmente durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES