Após derrota do Palmeiras para Santo André, goleiro Marcos já fala em aposentadoria

Apáticos e desatentos, os donos da casa perderam por 3 a 1

Goleiro Marcos fala em aposentadoria | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para a torcida alviverde, não valeu a pena ver de novo. Palmeiras e Santo André se enfrentaram na noite desta quarta-feira, no Palestra Itália, no que parecia ser uma reprise do encontro no ano passado, quando o Ramalhão tirou o Verdão da liderança do Campeonato Brasileiro. Apáticos e desatentos, os donos da casa perderam por 3 a 1 para o time do ABC, que voltou a mostrar requintes de crueldade. A derrota teve novamente o toque do carrasco Nunes, que em 2009 balançou a rede duas vezes. Para completar, Rodriguinho fez dois, sendo um de letra, e se isolou na artilharia do Campeonato Paulista, com dez gols.

Na segunda derrota consecutiva sob o comando de Antônio Carlos, substituto de Muricy Ramalho, a prova do desespero alviverde foi revelada nas palavras do goleiro Marcos, de 36 anos e 17 de Palestra Itália. Na saída para o intervalo, quando o jogo estava 2 a 1, o capitão e ídolo falou em pendurar luvas e chuteiras.

Foi a demonstração do atual momento de fraqueza do clube, resumida na forte declaração do goleiro. O time precisava de um choque no intervalo? O camisa 12 se entregou.

- Só sei que a torcida do Palmeiras pode ficar tranquila, porque comigo em campo o sofrimento só vai até o fim do ano - desabafou o camisa 12 à "Rádio CBN".

Com o resultado, o Palmeiras caiu para a décima colocação, com 16 pontos, a cinco do Botafogo-SP, primeiro do G-4, e ainda pode perder mais uma posição no complemento da 12ª rodada do Paulistão. O Ituano, com 15, enfrenta a Ponte Preta nesta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), no estádio Novelli Junior, em Itu.

O Santo André, por sua vez, segue em ascensão no Estadual. O time se mantém confortavelmente na segunda posição, com 27 pontos, um a menos que o líder Santos, que nesta quinta enfrenta o Paulista, às 21h (de Brasília), no estádio Jaime Cintra, em Jundiaí. O time de Sérgio Soares chegou ao sexto êxito seguido na competição e aparece como o visitante mais indigesto: foram cinco vitórias e um empate.

Ramalhão mais uma vez algoz, mais uma vez fatal

Precisando da vitória para encostar no grupo dos quatro mais bem colocados do Estadual, o Palmeiras deu bobeira logo no início da partida e reencontrou o carrasco Nunes, autor dos gols da vitória do Santo André no Brasileirão de 2009. Aos oito minutos, Bruno César recebeu pelo lado esquerdo e cruzou para a área. O camisa 9 do Ramalhão se jogou com tudo para completar para o gol e fazer 1 a 0.

A jogada pelas laterais já havia sido anunciada por Sérgio Soares antes da partida, quando o treinador lembrou que Eduardo, atleta ambidestro, só que mais habituado a jogar pelo lado esquerdo, ficaria pela direita. O técnico do Ramalhão também ressaltou que a fase de Armero, outro lateral, não era boa. Os lados do alviverdes viraram um prato cheio para o time do ABC.

O placar foi ampliado pelos visitantes aos 30 minutos. Carlinhos chutou forte, cruzado, e Marcos rebateu. Atento ao lance, Rodriguinho empurrou para a rede e disparou na artilharia do campeonato, agora com nove gols. O 2 a 0 no placar fez a torcida chiar, e Marcos desabar.

- Achei que ela ia para fora e depois mudei de ideia. Aí acabou entrando - justificou-se o capitão.

Os fãs que apoiaram Antônio Carlos Zago na sua chegada mudaram de tom. Passaram a reclamar e, quando o treinador tirou Cleiton Xavier para colocar Maquinhos, o coro de "Burro" foi inevitável. O camisa 10, no entanto, sentiu dores no tornozelo direito depois de receber uma pancada no local.

Embora o Palmeiras tivesse mais posse de bola, era o Santo André que levava mais perigo. Os donos da casa só conseguiram diminuir a diferença depois de um cruzamento de Eduardo. A bola bateu em Marquinhos antes de chegar a Robert, que encheu o pé para fazer 2 a 1, aos 43.

Rodriguinho vira novo carrasco do Verdão

Enquanto os jogadores do Santo André pulavam para se aquecer e espantar o frio paulistano, o Palmeiras se reuniu em campo antes do reinício da partida. Sem Marcos. O papo foi puxado por Edinho, a poucos metros do capitão alviverde, que fazia o sinal da cruz para se proteger. Com a bola rolando, a correria apareceu dos dois lados. O Alviverde insistia na frente para diminuir, e o Ramalhão respondia com velocidade no contragolpe. E em uma dessas descidas, novamente pela lateral, conseguiu ampliar. E com um golaço.

Aos 17 minutos, depois de bela jogada tramada com Gil, Branquinho chutou cruzado, e Rodriguinho emendou de letra, por entre as pernas de Marcos, para fazer 3 a 1. Sem pena do experiente goleiro pentacampeão do mundo, saiu comemorando como uma criança em meio aos desolados palmeirenses. E o camisa 12 levou as mãos à cintura, sem acreditar no que acontecia.

A tônica da partida depois disso foi uma só. O Palmeiras se lançou desesperadamente ao ataque, e o Santo André, por sua vez, vivia de contra-ataques. Nas arquibancadas, clima ruim. Um dos principais atletas do Palmeiras, principalmente na temporada passada, Diego Souza era alvo dos torcedores. Xingado pelos erros e por não demonstrar empenho em campo, o jogador se irrittou e foi expulso aos 34, depois de fazer falta em Alê. Ironicamente, o pequeno público presente no Palestra Itália aplaudiu o árbitro. E chamou de "timinho" o Alviverde.

Nos minutos finais, o torcedor deixou de lado o apoio ao time e passou a hostilizar jogadores e dirigentes. O meia-atacante Marquinhos e Gilberto Cipullo, vice-presidente de futebol, foram os alvos da vez. Irritadas, arquibancadas e cadeiras pediam as suas saídas.

Marcos, autor da frase mais forte da noite, saiu escoltado pelo preparador de goleiros Fernando Miranda para não falar com os jornalistas. Era a cena de encerramento do triste filme no Palestra Itália



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES