Arrascaeta se reinventa no Fla e repete saga rara de Ronaldinho Gaúcho

Com dois dígitos em gols e assistências, uruguaio se iguala ao Bruxo no Galo de 2012.

| Gabigol e Arrascaeta fazem "fusão" em comemoração do Flamengo — Foto: André Mourão / FotoFC.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A discrição seja com a bola nos pés ou nas comemorações colabora para o papel de coadjuvante. O poder de fogo naturalmente coloca Gabriel e Bruno Henrique como protagonistas. Mas os números são irrefutáveis: Arrascaeta não deixa em nada a desejar aos companheiros de ataque quando o assunto é performance em 2019. Tanto que alcançou dois dígitos nas duas principais estatísticas do Brasileirão: gols e assistências. Com informações do Globo Esporte.

Arrascaeta marcou 12 gols e deu 12 assistências no Brasileirão de 2019 — Foto: André Durão / GloboEsporte.com 

O feito é raro ao longo da última década e se torna ainda mais impressionante se levado em conta o número de jogos do uruguaio: foram 12 gols e 12 assistências em 21 aparições na competição. Ronaldinho Gaúcho, Bernard (ambos em 2012), Rafael Sobis (2013) e Jadson (2015) já tinham alcançado tal feito, mas todos com 34 ou mais partidas.

Dois dígitos em gols e assistências desde 2010

2012

  • Ronaldinho (Atlético-MG) - 13 assistências / 10 gols / 34 jogos
  • Bernard (Atlético-MG) - 12 assistências / 11 gols / 36 jogos

2013

  • Rafael Sobis (Fluminense) - 10 assistências / 10 gols / 36 jogos

2015

  • Jadson (Corinthians) - 12 assistências / 13 gols / 34 jogos

2019

  • Arrascaeta (Flamengo) - 12 assistências / 12 gols / 21 jogos

O equilíbrio de Arrascaeta nas ações ofensivas ajuda muito a explicar o poderio de um Flamengo que quebrou o recorde de gols marcados em uma edição do Brasileirão por pontos corridos com 20 clubes: 80. Com 24 participações diretas, o camisa 14 está empatado com Bruno Henrique (20 gols e 4 assistências) e atrás somente do imparável Gabriel (24 gols e oito assistências). 

Gabigol e Arrascaeta fazem "fusão" em comemoração do Flamengo — Foto: André Mourão / FotoFC .

O sucesso de Gabigol na temporada, por sua vez, passa muito pelo uruguaio. É Arrasca o principal garçom do camisa 9. Dos 42 marcados em 2019, oito saíram de passes decisivos do companheiro que se apresentou ao Flamengo no mesmo dia do artilheiro.

Arrascaeta vive no Rubro-Negro a melhor temporada da carreira, com 16 gols e 17 assistências. O duplo-duplo alcançado no Brasileirão bateu na trave em 2016, quando defendia o Cruzeiro. Na ocasião, foram nove gols e nove assistências.

Companheiro de meio-campo, Everton Ribeiro foi o principal garçom do Campeonato Brasileiro em duas oportunidades, em 2013 e 2014 (ambas com 11 assistências), quando foi eleito o craque da competição com a camisa do Cruzeiro. Mas não conseguiu ser tão letal nas finalizações. Outro rubro-negro que se aproximou da marca foi Bruno Henrique, com os 11 passes decisivos e oito gols em 2017, quando defendia o Santos.

Discreto por natureza, Arrascaeta faz da simplicidade com que age em campo uma marca que o tira dos holofotes também fora dele. Os números, entretanto, não mentem: dois dígitos em gols e assistências não é algo para qualquer um.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES