Arthur Zanetti erra saída na final e fica sem medalhas nas argolas

O ginasta, primeiro a se apresentar, queria ser premiado pela coragem por executar um triplo mortal grupado

Arthur Zanetti | Mike Blake/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Arthur Zanetti tentava sua terceira medalha olímpica consecutiva nas argolas. Fez a série na final do aparelho no Centro de Ginástica Ariake nesta segunda-feira com sua solidez habitual - teve levíssima instabilidade em uma inversão. Tinha guardada na manga, porém, uma saída mais arriscada e que lhe poderia garantir uma nota final mais alta do que os 14.900 que havia obtido na fase classificatória nas Olimpíadas de Tóquio. .

O ginasta, primeiro a se apresentar, queria ser premiado pela coragem por executar um triplo mortal grupado. Embalou uma grande série, mas uma falha na aterrissagem fez com que perdesse o equilíbrio. Zanetti, de 31 anos, ainda conseguiu se segurar para não cair de face no chão, só que sua briga por medalha já estava condenada.

O impacto no colchão fez com que o público presente à arena reagisse com um "Oh", em uníssono. Ao cumprimentar a arbitragem e a "torcida", recebeu muitos aplausos.

 Nota de 14.133

O primeiro campeão olímpico da ginástica artística nacional terminou a decisão no oitavo lugar, com nota de 14.133. A medalha de ouro ficou com o chinês Liu Yang (15.500) e a prata com outro chinês, You Hao (15.300). Campeão na Rio 2016, o grego Eleftherios Petrounias deu um passo na saída e por isso acabou com o bronze, com 15.200 pontos.

Mesmo com o resultado frustrante, o brasileiro saiu sorridente do equipamento, como se tivesse feito todo o possível. Quando sentou-se no banco da área de espera, tirou da mochila um macacão do filho, Liam, de apenas dez meses.

Zanetti ter,mina em oitavo nas Olimpíadas de Tóquio Foto: Ricardo Bufolin/ Panamerica Press/ CBG 

Meta era 3ª medalha

A meta do ginasta e de seu treinador, Marcos Goto, era chegar a uma terceira medalha olímpica consecutiva, um feito inédito na prova das argolas em toda a história dos Jogos.

Histórico

Zanetti foi vice-campeão mundial do aparelho em Tóquio em 2011. Um ano mais tarde, se sagrou campeão olímpico do aparelho em Londres 2012. No ano seguinte, unificou títulos com o ouro no Campeonato Mundial em Antuérpia, na Bélgica.

Depois disso, ainda foi ao pódio nas Olimpíadas do Rio (prata) e em outros dois Mundiais (em ambos, Nanning 2014 e Doha 2018, também foi prata).

Além da galeria de conquistas em Jogos Olímpicos e Mundiais, Zanetti também foi ouro nas argolas no Pan de Toronto, em 2015, e nas Universíades de Shenzhen 2011 e Kazan 2013.

O ciclo olímpico rumo a Tóquio 2020(21) foi de mudanças para Zanetti. Em novembro de 2018, ele se casou com Jéssica Coutinho. Em setembro de 2020, ambos deram à luz Liam. O campeão olímpico teve de conciliar os cuidados com o rebento com as obrigações como atleta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES