Athletico-PR empata com o Palmeiras e vai à final da Libertadores

O Athletico-PR agora aguarda o vencedor do confronto entre Flamengo e Vélez Sarsfield para conhecer o seu adversário na grande decisão

Athletico-PR está na final da Libertadores 2022. | José Tramontin
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caiu o atual bicampeão da Copa Libertadores. Na noite desta terça-feira, o Palmeiras ficou no empate em 2 a 2 com o Athletico-PR e acabou eliminado da competição na fase semifinal depois de perder o jogo de ida por 1 a 0.

Athletico-PR eliminou o Palmeiras na semifinal da Libertadores Foto: Miguel Schincariol-AFP 

O Verdão chegou a abrir 2 a 0, com Scarpa e Gustavo Gómez, mas o Furacão chegou ao empate com Pablo e Terans. Com Murilo expulso no final da primeira etapa, a equipe de Abel Ferreira jogou todo o segundo tempo em desvantagem numérica. 

Agora, o Athletico-PR espera o vencedor do confronto entre Flamengo e Vélez Sarsfield para conhecer o seu adversário na grande decisão, que está marcada para o dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.

Eliminado, o Palmeiras agora volta o foco ao Campeonato Brasileiro, pelo qual enfrenta o Juventude, neste sábado, às 21h (de Brasília), no Allianz Parque. Já o Athletico-PR entra em campo no domingo, às 11h (de Brasília), quando visita o Avaí, na Ressacada.

Athletico-PR eliminou o Palmeiras na semifinal da Libertadores Foto: Miguel Schincariol-AFP

O jogo

O Palmeiras começou o jogo em ritmo forte, e precisou de apenas dois minutos para acabar com a vantagem do adversário. Zé Rafael puxou ataque em velocidade e cruzou rasteiro. A zaga do Athletico-PR falhou, e Gustavo Scarpa aproveitou a sobra para colocar o Verdão em vantagem no Allianz Parque.

Determinado a reverter o placar da ida para conseguir a classificação, o Palmeiras chegou com perigo pouco depois, aos oito minutos, mas Bento fez boa defesa e impediu que o cruzamento de Scarpa chegasse em Rony.

Aos poucos, o Athletico-PR conseguiu se defender melhor e impedir as chegadas de maior perigo dos mandantes. O duelo ficou truncado no meio de campo, com poucas oportunidades claras. Ainda assim, o Palmeiras chegou com perigo novamente aos 35, quando Marcos Rocha ganhou da marcação dentro da área e tocou para Rony, que foi travado na finalização e viu Bento fazer defesa tranquila.

O Palmeiras dominava a primeira etapa e chegou a produzir para descer ao intervalo com vantagem maior. Contudo, aos 45 minutos, a equipe perdeu Murilo, que foi expulso por dar uma solada em dividida com Canobbio.

Segundo tempo

Para a segunda etapa, Abel Ferreira voltou com Luan na vaga de Bruno Tabata, para preencher o buraco na defesa. Em vantagem numérica, o Athletco-PR passou a ter mais a bola nos primeiros minutos, mas não conseguiu transformar o volume em boas oportunidades. Por outro lado, o Palmeiras chegou ao segundo gol na primeira oportunidade de ataque. Aos nove minutos, Marco Rocha cobrou lateral na área, e Gustavo Gómez desviou de cabeça para encobrir o goleiro Bento.

Com a necessidade de melhor a produção ofensiva, o auxiliar Paulo Turra colocou Pablo na vaga do volante Erick, e a substituição funcionou. Aos 18, o atacante aproveitou recebeu de Vitor Roque na pequena área e finalizou para diminuir para o Furacão e igualar o placar agregado.

Com isso, o duelo ficou aberto e as boas oportunidades voltaram a aparecer. Aos 24 minutos, Vitinho bateu colocado da entrada da área e por pouco não atonou um golaço. A resposta do Verdão veio em contra-ataque aos 27, mas Bento fez grande defesa na finalização de Gabriel Menino.

Já na reta final, o Athletico-PR seguia com mais posse, mas tinha dificuldade para furar a defesa palmeirense. Assim, foi apenas com um chute de fora da área que os paranaenses chegaram ao gol da classificação. Aos 39, David Terans arriscou de longe, a bola desviou em Piquerez e impediu qualquer chance de defesa de Weverton.

Os minutos finais foram de tensão no Allianz Parque, com o Palmeiras todo instalado no campo de ataque em busca de um gol para ao menos levar o confronto para os pênaltis. Contudo, o Athletico-PR conseguiu se fechar e garantir a classificação para a final da Libertadores depois de 17 anos.

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR 2 X 2 PALMEIRAS

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Data: 06 de setembro de 2022, terça-feira

Horário: às 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Esteban Ostojich (URU)

Auxiliares: Carlos Barreiro (URU) e Andres Nievas (URU)

VAR: Nicolas Gallo (COL)

Cartões amarelos: Weverton, Gabriel Menino (Palmeiras); Thiago Heleno, Alex Santana, Pedrinho e Canobbio (Ahletico-PR)

Cartões vermelhos: Murilo (Palmeiras)

Gols: Gustavo Scarpa, aos 2 do 1T, e Gustavo Gómez, aos 9 do 2T (Palmeiras); Pablo, aos 18 do 2T e Terans, aos 39 do 2T (Athletico-PR)

Público: 40.590

Renda: R$ 4.492.302,63

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Merentiel); Gabriel Menino (Atuesta), Zé Rafael e Bruno Tabata (Luan); Gustavo Scarpa, Dudu e Rony (Wesley)

Técnico: Abel Ferreira

ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner (Pedrinho); Erick (Pablo), Fernandinho e Alex Santana (David Terans); Vitinho, Canobbio (Rômulo) e Vitor Roque (Matheus Fernandes)

Técnico: Paulo Turra (Auxiliar)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES