Australiana pode ser a 1ª trans a disputar Mundial de handebol

Hannah Mouncey disputou o Mundial de 2013 entre os homens.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Mundial de Handebol feminino acontece apenas no fim de novembro de 2019, mas a competição que acontecerá no Japão pode entrar para a história do esporte. É que o torneio pode ser o primeiro a contar com a participação de uma atleta transgênero. Seu nome é Hannah Mouncey. Nascido Callum Mouncey, o australiano começou sua transição em novembro de 2015 e este ano ganhou a autorização da Federação Internacional de Handebol (IHF) para atuar entre as mulheres.

A estreia aconteceu no campeonato asiático, em dezembro deste ano, quando Hannah ajudou a Austrália a conquistar o quinto lugar, garantindo uma vaga em Tóquio 2019, competição em que pode cruzar o caminho do Brasil, também classificado. Antes da transição, Hannah, ainda Callum, jogou na seleção masculina do país por 22 vezes, disputando inclusive o Mundial masculino de 2013, na Espanha.

- Raramente é uma decisão consciente tornar-se hiper-masculina para cobrir as inseguranças borbulhando dentro de você. Era uma coisa subconsciente, uma maneira de me proteger, não apenas dos outros, mas meus próprios sentimentos de não ser bom o suficiente, de não ser o que me disseram que eu deveria ser. Passei por cima da minha agressão na quadra e tentei o máximo que pude para ser um dos garotos, o que foi um fracasso sombrio, e sempre tive que ser o melhor a levantar no ginásio - disse a atleta em texto no site Players Voice.

O Comitê Olímpico Internacional tem suas regras para casos como o da australiana. Atualmente, o COI controla o nível de testosterona em transgêneros e pede 12 meses de terapia hormonal antes de autorizar atletas a competirem. Os primeiros testes de Hannah, contudo, mostraram que o nível do hormônio masculino seguia alto. Em outubro de 2016, Hannah, que tem 1,88m e pesa 100kg, também teve seu pedido negado pela federação de handebol da Austrália.

A autorização da Federação Internacional de Handebol veio no fim do primeiro semestre de 2018. Em abril, ainda antes da oficialização, a atleta, que já jogava entre as mulheres no Melbourne Handball Club, passou a treinar com a seleção feminina da Austrália em preparação para o campeonato asiático. Em sua estreia pelo time, fez quatro gols contra o Cazaquistão em derrota por 32 a 24, em 30 de novembro deste ano. Em seis jogos no torneio, Hannah anotou 23 gols e ajudou a Austrália a se classificar para o Mundial.

- Eu joguei e ignorei meus problemas de gênero por muito tempo e, para ser franca, eu estava uma bagunça. Eu não tinha lidado com os problemas do jeito que deveria e fiquei apavorada com o que estava por vir. Mas estou orgulhosa do que conquistamos - contou a jogadora.

O handebol não é um esporte popular na Austrália e praticamente não tem apoio governamental. Para jogar o Asiático, as atletas pagaram do próprio bolso. Cada uma investiu cerca de US$ 4 mil para a viagem até o Japão, onde a competição foi jogada. Elas ainda pagaram por seus uniformes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES