Avião da FAB buscará delegação paralímpica no Equador

A autorização foi dada pelo Governo brasileiro, nesta terça-feira

| Divulgação / Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo brasileiro autorizou nesta terça-feira a Força Aérea Brasileira (FAB) buscar uma delegação paralímpica de natação com dez integrantes que está isolada em Quito. O grupo viajou para o Equador no último dia 3 para a disputa de uma seletiva para os Jogos de Tóquio, evento adiado pelo COI para 2021.

Nove atletas e o treinador Antônio Luiz Duarte Cândido, da equipe de Indaiatuba, desembarcaram em Cuenca no início do mês para iniciar treinamento específico na altitude de 2,5 mil metros. A intenção era melhorar o preparo físico do time de olho na seletiva que começaria nesta quinta-feira. No dia 13, a competição foi cancelada por causa da pandemia do novo coronavírus. Informações do site Terra

"No mesmo dia solicitei o retorno da equipe, só que as passagens custavam R$ 8 mil por pessoa. No dia seguinte, o aeroporto nacional do Equador fechou e ficamos isolados em Cuenca", contou Cândido em entrevista ao Estado por telefone.

O treinador procurou o Comitê Paralímpico Brasileiro e a embaixada do Brasil no Equador. Ao mesmo tempo, precisava manter a calma dos atletas. "Tentei estabelecer uma rotina para que eles não ficassem só vendo as notícias, para que permanecessem tranquilos. Passamos a fazer ioga pela manhã e à tarde a fazer treino aeróbico dentro dos quartos. Também passamos a cozinhar juntos e dividir as tarefas do dia a dia."

Com apoio da embaixada brasileira, no sábado, a delegação conseguiu deixar Cuenca de ônibus e foi para um hotel em Quito. "Até agora ninguém entrou em pânico. É tanta coisa para me preocupar que não tive tempo para isso. Está tudo muito corrido, tenho que falar com muita gente, fazer compras aqui para todo mundo, dividir treino", contou.

A boa notícia veio nesta terça-feira, quando o governo autorizou que o avião da FAB fizesse o resgate. "Demos pulos de alegria aqui", comemorou Cândido. O treinador disse que ainda não sabe a data do retorno. A expectativa é para que aconteça ainda nesta semana. "Não nos passaram nada. Estamos aguardando aqui e cumprindo as determinações", encerrou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES