Bahia na “era City” se mostra promissor com negócios feitos com o São Paulo

A ideia do Grupo City é transformar o Bahia na principal vitrine de exposição ao mercado internacional dos garotos nos mercados brasileiro e sul-americano.

Bahia na 'era City' se mostra promissor com negócios feitos com São Paulo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Bahia, após vender sua SAF (Sociedade Anônima do Futebol) ao City Football Group, deve ganhar reforço com o empréstimo do zagueiro venezuelano Nahuel Ferraresi e do centroavante argentino Nahuel Bustos para o São Paulo.

Os dois jogadores são sul-americanos, foram contratados bem jovens pelo conglomerado dono do Manchester City e de outros dez clubes espalhados por quatro continentes e, desde então, vêm rodando pelas mais variadas equipes em busca de experiência internacional e de uma negociação que seja vantajosa para os proprietários dos seus direitos econômicos.Negócios com o São Paulo mostram como deve ser time do Bahia na 'era City' (Foto: Divulgação)A ideia do Grupo City é transformar o Bahia na principal vitrine de exposição ao mercado internacional dos garotos que garimpar nos mercados brasileiro e sul-americano (pelo menos, daqueles não possuem nível técnico suficiente para serem enviados a Manchester, a equipe matriz do conglomerado).

É esperado que o fundo mande para o Nordeste alguns dos atletas com esse perfil que já ele já tem sob contrato atualmente e que estão espalhados pela Europa, como o lateral direito Yan Couto (Girona), o volante Diego Rosa (Vizela), o meia Metinho (Lommel) e o venezuelano Yangel Herrera (Girona).

Mas a maior parte das contratações deve ser mesmo de caras novas que os olheiros do grupo já estão observando nos clubes do Brasil e de nossos vizinhos de continente.

É claro que o elenco do "Bahia City" não será formado apenas por garotos em busca de projeção e com potencial de revenda. A ideia dos seus prováveis futuros donos é que alguns jogadores mais rodados também façam parte do grupo para ajudar os mais jovens -por isso, houve o interesse na contratação do meia Rafinha, do Paris Saint-Germain.

Em um primeiro momento, parte desse papel será desempenhado por remanescentes do time que está disputando a Série B do Brasileiro -ocupa a terceira colocação do campeonato, com 40 pontos, posição que é suficiente para conseguir o acesso à elite.

O planejamento da diretoria do Bahia é de que o projeto de cessão do seu departamento de futebol para o Grupo City seja anunciado ainda neste mês, mas só depois de 15 de agosto, data-limite para a inscrição de reforços oriundos de outros países, o que deve inviabilizar que o elenco tricolor passe por uma grande transformação ainda durante a disputa da Série B.

Inicialmente, a ideia é que a parceria fosse oficializada ainda no primeiro semestre. No entanto, o cronograma precisou ser adiado até a conclusão do processo de renegociação de uma dívida superior a R$ 100 milhões que o clube tinha com o Banco Opportunity.

O fundo árabe deve adquirir 90% da SAF por R$ 650 milhões. O plano original é que esse aporte financeiro seja repassado ao clube até o fim de 2024. No entanto, é possível que aconteça um reposicionamento de prazos devido à alteração da data de começo da nova gestão.

Já está definido que, ao contrário do que aconteceu com outros times do conglomerado, como o Montevideo City (Uruguai) e o Melbourne City (Austrália), o Bahia não precisará mudar de nome e nem sofrerá drásticas mudanças na identidade visual.

Ou seja, não existe nenhuma possibilidade de ele ser rebatizado como Salvador City e de abdicar das cores vermelha e branca. O uniforme azul celeste, característico da empresa, pode até ser adotado em algumas partidas, mas sempre como opção às camisas já tradicionais, que continuarão sendo utilizadas.

O City Football Group existe desde 2013, mas seu embrião nasceu em 2008, quando o xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, integrante da família real de Abu Dhabi, comprou o Manchester City. Desde a aquisição, a equipe inglesa, que estava longe de ser uma das maiores potências do seu país, já faturou seis títulos da Premier League e chegou uma vez à decisão da Liga dos Campeões da Europa.

Contando todos os times da empresa, já são 47 taças levantadas em oito países diferentes. Só Lommel (Bélgica), Sichuan Jiuniu (China) e o recém-comprado Palermo (Itália) não foram campeões de nada desde que entraram para a "família".

O conglomerado iniciou os estudos para a entrada no futebol brasileiro no começo de 2020, quando teve uma reunião com dirigentes do Londrina. No ano seguinte, a administração do fundo conversou com o Atlético-MG. Mas o escolhido para o negócio ser concretizado acabou mesmo sendo o Bahia.

Fonte: UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES