Barcelona anuncia retorno de Daniel Alves ao time após cinco anos

Segundo o comunicado do Barcelona, Daniel se apresenta ao clube na próxima semana para iniciar os treinamentos

Daniel Alves | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É oficial: Daniel Alves está de volta ao Barcelona. Após a aprovação do técnico Xavi, o clube anunciou no fim da tarde desta sexta-feira o acerto com o lateral brasileiro, de 38 anos. O ex-jogador do São Paulo retorna ao time depois de cinco anos. O contrato, incialmente, é apenas até o fim da atual temporada, portanto até junho de 2022.

Segundo o comunicado do Barcelona, Daniel se apresenta ao clube na próxima semana para iniciar os treinamentos, mas só vai poder jogar em janeiro, quando abre a janela de transferências internacionais. A apresentação oficial à torcida e à imprensa ainda não tem data marcada.  

O Barça anunciou o brasileiro nas redes sociais com o apelido pelo qual o próprio jogador se refere a si mesmo: "Good Crazy" (Maluco beleza, em tradução livre). 

Considerado o maior lateral-direito da história do Barça, o brasileiro é o jogador com mais títulos oficiais na história do futebol: 42 (23 deles com a camisa do clube catalão). Segundo a imprensa espanhola, Xavi se animou com o retorno de Daniel para ajudá-lo no processo de renovação da equipe. O perfil vencedor do brasileiro seria uma inspiração aos jovens do elenco.

Daniel Alves estava livre no mercado e chega ao Barcelona sem custos. Diante da crise financeira vivida pelo time catalão, o brasileiro deve ter um salário abaixo dos seus últimos contratos. O valor do limite salarial imposto pela LaLiga atualmente para o Barcelona é de pouco mais de 97 milhões de euros, menos de um terço do que era na temporada passada. A contratação do brasileiro só foi possível após aprovação da liga espanhola.

A intenção de Xavi era tê-lo de imediato, no clássico catalão do próximo dia 20 contra Espanyol, no Camp Nou. Porém, o clube não obteve liberação para a inscrição antecipada do lateral. Apesar de ser um jogador livre, Daniel atuou em alguns jogos pelo São Paulo em setembro, quando a temporada 2021/22 já estava iniciada. O brasileiro vai estar disponível a partir do dia 1º de janeiro de 2022. 

Daniel Alves jogou entre 2008 e 2016 no Barcelona, por oito temporadas. Foram 391 partidas com a camisa do clube, 23 gols marcados, 77 assistências e 23 títulos, entre eles três edições da Liga dos Campeões e seis taças do Campeonato Espanhol. 

Barcelona anuncia retorno de Daniel Alves — Foto: Reprodução/Barcelona 

De olho na Copa do Mundo

Aos 38 anos, Daniel Alves tem um grande objetivo na carreira: disputar a Copa do Mundo de 2022. O lateral esteve nas edições de 2010 e 2014. Na África do Sul, ele começou como reserva e ganhou a vaga no time titular na última rodada da fase de grupos. No Mundial do Brasil, foi para a reserva nas quartas de final. Em2018, ele tinha chances de ser o capitão da Seleção na Rússia, mas uma lesão o tirou do torneio.

O último jogo oficial de Dani foi no dia 25 de agosto deste ano, no empate por 2 a 2 do São Paulo com o Fortaleza na Copa do Brasil. O lateral rescindiu com o Tricolor no meio de setembro, 15 meses antes do previsto. A saída do veterano se deu após um atrito com a diretoria tricolor e a cobrança de uma dívida milionária.

O São Paulo se comprometeu a pagar 60 parcelas de R$ 400 mil, totalizando R$ 24 milhões. O débito com o lateral-direito começa a ser quitado a partir de janeiro do ano que vem. Dani chegou a negociar com FluminenseFlamengo e esteve perto de fechar com o Athletico-PR. Além disso, ele foi sondado por clubes do Catar e do México.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES