Bharbixas quebra preconceitos e mostra diversidade no handebol

A equipe, pioneira no movimento de times esportivos LGBTI+, se prepara para a Queer Cup quebrando preconceitos no esporte

Bharbixas é um dos destaques no handebol em campeonato nacional LGBTI+ | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Bharbixas Exporte Clube é de Belo Horizonte e vai disputar a Queer Cup, o principal campeonato nacional LGBTI+ de handebol, em São Paulo. O campeonato acontece entre os dias 20 e 22 de maio. A equipe que representará Minas, participou da primeira Queer Cup, em Curitiba, conquistando a medalha de vice do campeonato e agora busca o título de campeã.

A Queer Cup está em sua terceira edição. Cinco times LGBTI+ de handebol se reúnem na competição nacional da modalidade. O campeonato foi realizado pela primeira vez em Curitiba-PR, em 2018, seguida de Porto Alegre-RS, em 2019. Este ano, conta com apoio institucional da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). E é o primeiro campeonato oficial LGBTI+ da modalidade.

Time participa de campeonato nacional de handebol LGBTI+ - Divulgação

Dois anos

A equipe que representará Minas, participou da primeira Queer Cup, em Curitiba, conquistando a medalha de vice do campeonato. Após dois anos, o time está de volta, dessa vez, em busca do ouro, sob o comando da treinadora a liderança do atleta Alexsander Magalhães. 

O Bharbixas foi criado por Gustavo Mendes, atual presidente, com o intuito de reunir pessoas interessadas pelo esporte e que várias vezes se sentem excluídas da prática devido ao preconceito e assédio comumente visto dentro do futebol. A luta saudável contra o preconceito trouxe o engajamento de 25 pessoas logo em seu primeiro treino. O projeto logo tomou proporção após conquistar o primeiro lugar da Ligay, liga de futebol LGBTI+ nacional.







Ver essa foto no Instagram












Uma publicação compartilhada por Bharbixas Esporte Clube (@bharbixas)

ustify;">

 Com o sucesso crescente do Bharbixas, o time sentiu a necessidade de abrir suas portas para a diversidade não só dos atletas, mas também dos esportes. O clube passou a ter um caráter poliesportivo LGBTI+ e atualmente conta com as seguintes modalidades esportivas: Futebol, Vôlei, Handebol, Fit Dance e Rugby LGBTI+. Além disso, o time atua como um movimento social que se transforma e cresce a todo momento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES