Bloco com 25 clubes pretende vender direitos de transmissão em conjunto

A ação tem objetivo de resposta à Libra (acrônimo para Liga do Futebol Brasileiro), movimento que reuniu outros 13 clubes para criar uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro a partir de 2025.

Bloco com 25 clubes pretendem vender direitos de transmissão em conjunto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Grupo com 25 clubes das Séries A e B anunciou nesta quarta-feira (08), para formalização de bloco a fim de negociar direitos de transmissão em conjunto.

A ação tem objetivo de resposta à Libra (acrônimo para Liga do Futebol Brasileiro), movimento que reuniu outros 13 clubes para criar uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro a partir de 2025.

Leia Mais

Bloco com 25 clubes pretendem vender direitos de transmissão em conjunto (Foto: Divulgação)“Hoje não existe uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro. Por isso fundamos este grupo, para discutir o futebol brasileiro e negociar em conjunto. Não há boa vontade do lado da Libra. Com a Lei do Mandante, ninguém é mais do que ninguém”, disse o presidente do Atlético-GO, Adson Batista.

A decisão de formalizar este bloco se deu durante reunião realizada na sede da CBF nesta quarta-feira. O maior motivo de divergência entre os dois grupos é a divisão de dinheiro dos direitos de transmissão de uma eventual liga.

Em linhas gerais, os clubes que formaram a Libra estabeleceram que as receitas seriam divididas no esquema 40-30-30 (40% de rateio igualitário, 30% por performance e 30% por audiência engajamento).

O grupo dos 25 clubes – que está assessorado pelas empresas Live Mode e Alvarez e Marsal – prefere que a divisão seja 50-25-25. Também há discordância sobre os critérios que determinam como o dinheiro referente a audiência deve ser dividido.

“Nós queremos ser um bloco que pensa no futebol brasileiro de maneira racional, e não radical, pensando principalmente num bom produto, numa grande liga futura. Precisa ter flexibilidade de todos os lados. Se for radical, vai ficar do mesmo jeito” completou Adson Batista.

Do lado da Libra, o entendimento é que os clubes deveriam primeiro se associar – como já fizeram 13 clubes – e depois discutir divisão de dinheiro e outros assuntos já dentro da estrutura.

Veja as listas dos integrantes de cada bloco. Bahia e Grêmio não se aliaram oficialmente a nenhum dos lados:

Grupo fora da Libra:

América-MG

Atlético-MG

Atlético-GO

Athletico-PR

Avaí

Brusque

Ceará

Chapecoense

Coritiba

CRB

Criciúma

CSA

Cuiabá

Fluminense

Fortaleza

Goiás

Internacional

Juventude

Londrina

Náutico

Operário

Sampaio Côrrea

Sport

Tombense

Vila Nova

Integrantes da Libra:

Botafogo

Bragantino

Cruzeiro

Corinthians

Flamengo

Guarani

Ituano

Novorizontino

Palmeiras

Ponte Preta

Santos

São Paulo

Vasco



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES