Bola volta a rolar dia 2; veja datas da Supercopa, Mundial, Copinha e mais

Copinha, estaduais e Supercopa do Brasil serão já em janeiro; Mundial e Libertadores em fevereiro

Bola volta a rolar dia 2; veja datas da Supercopa, Mundial, Copinha e mais | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Copa do Mundo terminou há menos de uma semana, mas o torcedor brasileiro não vai passar muito tempo em abstinência de futebol. Após as semanas dedicadas às festas de Natal e Réveillon, já haverá bola rolando a partir do segundo dia do novo ano. As informações são do Globoesporte.

Preparamos um guia com todas as competições nacionais e internacionais com a participação de clubes brasileiros em 2023 para você começar a se programar. Afinal será mais uma temporada cheia de futebol.

Muita bola vai rolar em 2023 — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press 

Copa São Paulo de Juniores - 2 a 25 de janeiro

A primeira segunda-feira do ano já será de futebol com o início da 43ª edição da Copa São Paulo de Juniores, que contará com a participação de 128 clubes de todos os estados do País. No ano passado, o Palmeiras, que contava com o atacante Endrick no elenco, levantou o título na final contra o Santos. O maior campeão é o Corinthians, com 10 conquistas.

Copa do Nordeste - 5 de janeiro

A Copa do Nordeste será a primeira competição profissional a ser disputada no Brasil em 2023, com a realização da sua fase classificatória nos dias 5 e 8 de janeiro. Serão 16 clubes buscando as últimas quatro vagas para a fase de grupos, que terá início no 22. 

Duelos da pré-Copa do Nordeste

  • Vitória x Cordino
  • Jacuipense x Altos
  • CSA x Potiguar de Mossoró
  • América-RN x Moto Club
  • Confiança x Sousa
  • Ferroviário x ASA
  • Santa Cruz x Caucaia
  • Botafogo-PB (5º) x Retrô (12º)

Pernambucano - 7 de janeiro

Entre os principais estaduais do Brasil, o Campeonato Pernambucano é o primeiro a começar. Já no dia 7 de janeiro a bola rola para a competição que este ano está maior, com 12 equipes. O Náutico tentará o tricampeonato, algo que não consegue desde os anos 60. O último título do Sport foi em 2019 e do Santa Cruz em 2016.

Campeonato Baiano - 10 de janeiro

O Campeonato Baiano de 2023 terá a participação de dez equipes e com a dupla Bahia e Vitória querendo quebrar o domínio do Atlético de Alagoinhas, atual bicampeão, em duas finais contra time também do interior: Bahia de Feira em 2021 e Jacuipense este ano. A última vez que a dupla Bavi decidiu o título foi em 2018.

Campeonatos Alagoano, Goiano, Maranhense e Potiguar - 11 de janeiro

No dia seguinte, a bola começa a rolar em mais quatro estaduais: Alagoano, Goiano, Maranhense e Potiguar. Todos com representantes das Séries A e B do Brasileiro. No Alagoano, desde 2015 os títulos se revezam entre CRB e CSA. No Goiano, o Atlético-GO levantou três das últimas quatro edições, enquanto o Goiás persegue o título desde 2018 e o Vila Nova, desde 2005. No Maranhense, o Sampaio Corrêa tentará o tetracampeonato, enquanto no Potiguar, o ABC buscará o seu 58º título.

Campeonato Carioca - 12 de janeiro

O Campeonato Carioca começa com um jogo antecipado da 5º rodada. Por conta da viagem para a disputa do Mundial de Clubes, o Flamengo abre a competição no dia 12 de janeiro, contra o Audax, no Maracanã. Já a primeira rodada está marcada para o dia 15, com Fluminense, Vasco, Botafogo e novamente o Flamengo em campo.

Campeonato Catarinense e Paranaense - 14 de janeiro

O segundo fim de semana do ano marca o início oficial da temporada no futebol brasileiro, de acordo com o calendário da CBF. No sábado, têm início os Campeonatos Catarinenses e Paranaense. Em Santa Catarina, o último campeão foi o Brusque. Já no Paraná, o Coritiba ficou com a taça em 2022 e encerrou um jejum de quatro anos. Já o Athletico venceu pela última vez em 2020. 

Campeonato Paulista - 15 de janeiro

Competição de futebol mais antiga do Brasil, e estadual mais rico do País, o Campeonato Paulista dá o seu pontapé inicial no dia 15 de janeiro. Serão 16 equipes na disputa, com o Palmeiras buscando o bicampeonato. Neste século, o título fugiu dos quatro grandes apenas três vezes, duas com o Ituano (2002 e 2014) e uma com o São Caetano (2004).

Campeonato Cearense - 15 de janeiro

Com o Fortaleza buscando o inédito pentacampeonato, o Campeonato Cearense tem início no dia 15 com a participação de dez equipes. Rebaixado para a Série B, o Ceará busca justamente quebrar a sequência do maior rival. A última vez que o título escapou da dupla foi em 1995, com o Ferroviário.

Campeonato Mineiro, Gaúcho e Mato-grossense - dia 21 de janeiro

Os três últimos campeonato estaduais, com representantes nas Séries A e B, a começar são o Mineiro, Gaúcho e Mato-grossense. Em Minas, o Atlético busca o tetra, mas agora com a concorrência do Cruzeiro, de volta à elite nacional. Já no Rio Grande do Sul, o Grêmio vai em busca do hexa, com o Inter no jejum desde 2016. E no Mato Grosso, o Cuiabá tentará o sexto título nos últimos sete anos. 

Supercopa do Brasil - 28 de janeiro

Retomada em 2020, a Supercopa do Brasil, que reúne o último campeão brasileiro e da Copa do Brasil será decidida no dia 28 de janeiro entre Palmeiras e Flamengo. O local, no entanto, ainda não foi definido, com a CBF analisando propostas para levar a partida para os Estados Unidos ou a Arábia Saudita.

Mundial de Clubes - 1 a 11 de fevereiro

Por conta da Copa do Mundo, o Mundial de Clubes, realizado geralmente no final do ano, precisou ser transferido para fevereiro, com a disputa dessa vez ocorrendo no Marrocos. A edição contará com as presenças do Flamengo, Real Madrid, Seattle Sounders, Auckland City, Wydad Casablanca e Al-Ahly. O representante da Ásia ainda não é conhecido.

Copa Libertadores - 8 de fevereiro a 11 de novembro

Como nos últimos anos, a competição começa com sua fase classificatória dividida em três etapas, mas com os brasileiros Atlético-MG e Fortaleza só entrando em campo na segunda, contra Carabobo-VEN e Deportivo Maldonado-URU, respectivamente. 

A fase de grupos terá início no dia 5 de abril e já conta com as presenças de Flamengo, Athletico Paranaense, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians. O sorteio dos grupos será no dia 22 de março.

Copa Verde - 18 de fevereiro a 3 de maio

Com representantes dos estados das regiões Norte e Centro-oeste, a Copa Verde chega em sua 10ª edição em 2023, com início previsto pela CBF para o dia 18 de fevereiro, se estendendo até o início de maio. O Paysandu é o atual e também o maior campeão, com três títulos. E assim como o Papão, o vencedor da edição garante vaga na terceira fase Copa do Brasil 2024.

Copa do Brasil - 22 de fevereiro a 24 de setembro

Competição mais democrática do Brasil e que nos últimos anos se notabilizou também por pagar as maiores premiações, a Copa do Brasil terá início no final de fevereiro, com os dois jogos da final ocorrendo em dois domingos de setembro (uma novidade). A CBF ainda fará o sorteio dos primeiros jogo, mas os times da Libertadores seguem entrando já na 3ª fase. O Flamengo é o atual campeão.

Copa Sul-Americana - 8 de março a 28 de outubro

A Copa Sul-Americana começará com uma fase classificatória com jogo único eliminatório com clubes dos mesmos países, à exceção de brasileiros e argentinos que entram direto na fase de grupos (que ainda serão sorteados). O Brasil será representado por São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino.

Campeonato Brasileiro Série B - 15 de abril a 25 de novembro

Com clubes de 12 estados do Brasil, a Série B terá início no dia 15 de abril com a 38ª rodada agendada para o final de novembro. As novidades ficam por conta de Atlético-GO, Juventude, Avaí e Ceará, rebaixados na atual temporada e de ABC, Mirassol, Vitória e Botafogo-SP, que subiram da Série C.

Campeonato Brasileiro Série A - 16 de abril a 3 de dezembro

O Campeonato Brasileiro tem início no dia 16 de abril e vai até a primeira semana de dezembro. E terá o reforço de Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia que juntos reúnem 10 títulos da competição. Nos últimos cinco anos, apenas Flamengo, duas vezes, Palmeiras, duas vezes, e Atlético-MG foram campeões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES