Bolsa Atleta é lançado com inscrições e acompanhamento via internet

Os candidatos poderão se inscrever de 26 de janeiro a 15 de fevereiro através do site; a publicação de editais em janeiro é parte do processo de modernização do programa

Programa | Divulgação COB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Divulgação COB

O Governo Federal publicou nesta quinta-feira (21.01), o novo edital do Bolsa Atleta. Fundamental para o desempenho e a evolução do esporte brasileiro desde a sua criação, em 2005, a partir de agora, os candidatos não precisarão mais enviar documentos pelos Correios. O Ministério da Cidadania lançou um sistema digital para facilitar as inscrições e o acompanhamento dos processos de análise e concessão do benefício.

A partir do dia 26 de janeiro, os atletas candidatos poderão realizar a inscrição e enviar documentos como declarações de clube e de patrocinadores direto pelo sistema em um ambiente seguro e totalmente virtual. É nele também que o candidato à bolsa deverá preencher o plano esportivo, acompanhar o andamento da análise da inscrição e verificar periodicamente a existência de pendências. O período de inscrições segue até 15 de fevereiro. Quando for publicada a lista de contemplados no Diário Oficial da União, o atleta poderá, por meio do sistema, enviar os dados bancários e assinar o termo de adesão.

"A criação desse novo sistema e o nosso compromisso de publicar editais do Bolsa Atleta sempre em janeiro demonstram o empenho do Governo Federal em reorganizar o calendário de inscrições e de pagamentos do programa, sempre respeitando os resultados esportivos do ano anterior", ressalta o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães. "Estamos dando início a uma série de mudanças para que o Bolsa Atleta fique mais moderno, ágil e, assim, traga ainda mais frutos ao esporte brasileiro", avalia.

A previsão orçamentária para o Bolsa Atleta em 2021 é de R$ 145 milhões, a maior desde 2014. A expectativa é que, em 2021, o programa supere os números do último edital, que contemplou 6.357 atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas. Como a Secretaria Especial do Esporte já havia anunciado em agosto do ano passado, o edital contempla, pela primeira vez, resultados esportivos de dois anos (2019 e 2020), uma estratégia, segundo o Ministério da Cidadania, para que os atletas não sejam prejudicados pelos efeitos da pandemia de Covid-19. 

+ Veja o Passo a Passo e outras informações sobre o Bolsa Atleta neste link 

(Fonte: Ministério da Cidadania)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES