Botafogo empata com o Estudiantes no Engenhão

O adversário do Estudiantes nas semifinais é o Argentinos Juniors, que eliminou o Palmeiras

Botafogo empata com o Estudiantes no Engenhão | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano pode ter acabado nesta quarta-feira para o Botafogo. Com remotas chances de conquistar uma vaga na Ta?a Libertadores, pois est? a nove pontos do G-4 no Brasileir?o, faltando cinco rodadas para o fim do campeonato, o Alvinegro apostava suas ?ltimas fichas na conquista da Copa Sul-Americana, apesar da derrota por 2 a 0 para o Estudiantes na partida de ida, em La Plata. No Engenh?o, o time empatou em 2 a 2 com a equipe argentina e deu adeus ? competi??o novamente de um jeito para se esquecer , ilustrado pela inacredit?vel rea??o do zagueiro Andre Luis ao receber o segundo amarelo na etapa final, dois minutos depois de ter ele mesmo feito o gol de empate (assista ao lance no v?deo ao lado).

O advers?rio do Estudiantes nas semifinais ? o Argentinos Juniors, que eliminou o Palmeiras com duas vit?rias: 1 a 0 no Palestra It?lia e, diante de uma equipe alviverde com nove reservas, 2 a 0 no est?dio Diego Armando Maradona. As partidas est?o marcadas para os dias 12 e 19 de novembro. O Alvinegro volta a campo no pr?ximo domingo, para o cl?ssico contra o Flamengo no Maracan?, ?s 19h10m.

O Botafogo come?ou a semana encarando a partida como o ?ltimo suspiro na temporada, a ?nica chance de conquistar um t?tulo em 2009. O sonho, no entanto, durou apenas tr?s minutos. Angelleri aproveitou toque de cabe?a de Ver?n, entrou na ?rea pela direita e chutou cruzado. Renan falhou, e o Estudiantes fez 1 a 0.

Apesar de a miss?o alvinegra ter ficado muito mais dif?cil, a torcida n?o parou de incentivar. A equipe correspondia em campo demonstrando vontade, mas pouco fez para alimentar alguma esperan?a. Aos nove, Lucio Flavio cobrou falta da esquerda, And?jar saiu mal e Carlos Alberto cabeceou por cima. A ?nica chance realmente clara surgiu dos p?s do camisa 10 e capit?o alvinegro, que aos 27 fez bela jogada individual e chutou com perigo, ? esquerda do gol argentino.

A forte chuva que come?ou a cair acabou sendo um pren?ncio de que o pior estava por vir. Aos 33, mais uma vez Ver?n decidiu. Com um passe perfeito, o volante deixou Salgueiro em condi?es de dominar e colocar no canto esquerdo, desta vez sem chances para Renan. A miss?o do Botafogo virou imposs?vel. Cinco minutos depois, o atacante quase ampliou, mas o goleiro alvinegro defendeu.

Foi o suficiente para os torcedores perderem a paci?ncia, principalmente com Renan, Thiaguinho e Triguinho. Aos 42, o lateral-esquerdo recebeu cart?o amarelo ao fazer falta em Boselli, mas das arquibancadas o pedido era para o ?rbitro chileno Carlos Chand?a expuls?-lo. E n?o demorou para surgirem os primeiros gritos de "ol?" quando o Estudiantes trocava passes.

Campe?es de 95 t?m seus nomes gritados pela torcida

Os jogadores alvinegros voltaram ouvindo os torcedores gritarem o nome de alguns jogadores campe?es brasileiros em 1995. Wilson Gottardo, Gon?alves, S?rgio Manoel, Donizete e T?lio Maravilha foram lembrados. Com Lucas Silva e Luciano Almeida nos lugares de Thiaguinho e Triguinho, respectivamente, a equipe melhorou, e a partida recome?ou como se fosse um treino de ataque contra a defesa. Aos dez, Wellington Paulista deu passe de calcanhar para Lucio Flavio, que chutou para And?jar espalmar a escanteio.

Tr?s minutos depois, Renato Silva, um dos poucos jogadores poupados pela torcida, sofreu p?nalti. Lucio Flavio cobrou com categoria para diminuir. A press?o alvinegra continuou e surtiu efeito. Com a volta do apoio vindo das arquibancadas, a equipe chegou ao empate. Em escanteio cobrado pelo camisa 10, a bola sobrou para Andre Luis soltar a bomba e marcar o segundo gol.

Mas o que poderia resultar numa elimina??o ao menos digna se transformou num fim tragic?mico. Depois de fazer falta em Calder?n, Carlos Alberto caiu na provoca??o de Ver?n, e os jogadores de ambos os times trocaram empurr?es. O ?rbitro puniu com amarelo o capit?o do Estudiantes e tamb?m Andre Luis, que j? havia recebido cart?o e seria expulso. Revoltado, uma vez que n?o foi protagonista da confus?o, o zagueiro alvinegro tirou o cart?o das m?os de Carlos Chand?a, cuja rea??o foi de susto e medo.

Andre Luis acabou expulso, e o descontrole emocional tomou conta at? mesmo do banco de reservas do Botafogo, com integrantes da comiss?o t?cnica amea?ando invadir o campo, resultando na expuls?o de um m?dico. Dentro das quatro linhas, os jogadores esqueceram de jogar e tentavam a todo custo provocar a expuls?o de Ver?n. N?o conseguiram e ainda assistiram, sob a festa dos cerca de 500 torcedores do Estudiantes, ao jogador ser substitu?do e provocar a torcida botafoguense.

E para esta mesma torcida, o fim de ano parece reservar apenas o notici?rio envolvendo a negocia??o dos principais jogadores do elenco. Se Diguinho j? deu declara?es em tom de despedida, Lucio Flavio confirmou o interesse do Santos, T?lio e Jorge Henrique est?o na mira do Corinthians, e Carlos Alberto pode nem chegar ao fim do seu contrato, no meio de 2009, uma vez que h? chances de ele tomar o caminho de volta ?s Laranjeiras e uma vez mais defender o Fluminense. Mas ainda restam cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES