Bottinelli faz 2 e Flamengo vence de virada o Flu

As duas equipes entraram em campo neste domingo com um importante desfalque no setor ofensivo cada, devido aos amistosos da Seleção Brasileira

Thiago Neves | Divulgação / Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um segundo tempo dramático, o Flamengo arrancou uma virada heroica diante do Fluminense e venceu o clássico por 3 a 2, no Engenhão, neste domingo. Com o resultado da partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo chega a 47 pontos e sobe para a quarta posição. Já o Fluminense estaciona nos 44 pontos e fica no sexto lugar na tabela. O grande destaque do jogo foi o argentino Bottinelli, que entrou na etapa final e marcou dois gols nos minutos finais que determinaram o triunfo do time rubro-negro.

As duas equipes entraram em campo neste domingo com um importante desfalque no setor ofensivo cada, devido aos amistosos da Seleção Brasileira. Se o time rubro-negro não contou com Ronaldinho, o clube tricolor não teve a presença de Fred.

Além disso, o Flamengo também sofreu com outras baixas significativas no meio de campo, já que os volantes Willians e Aírton, suspensos, não atuaram. Assim como o goleiro Felipe, que mesmo após treinar no último sábado, foi vetado pouco antes da partida. Já o Fluminense esteve desfalcado do zagueiro Gum.

As ausências nas duas equipes refletiram na etapa inicial, que foi bastante amarrado, com as duas equipes errando muitos passes e tendo dificuldades para atacar. No segundo tempo, o panorama mudou. Na primeira metade, o Fluminense foi melhor e conseguiu abrir o marcador com Rafael Sobis. Dessa forma, Luxemburgo fez três alterações que melhoraram o desempenho da equipe. Tanto que o time rubro-negro chegou ao empate com Thiago Neves.

Minutos depois, foi a vez de Abel Braga trocar três jogadores, ver seu time melhorar e voltar a ficar à frente, com um gol de Lanzini. No entanto, um inspirado Bottinelli, que fez parte do pacotão de alterações de Luxemburgo, marcou dois gols já nos instantes finais do duelo e definiu a vitória flamenguista.

Na próxima rodada do Brasileiro, o Flamengo receberá o Palmeiras, no Engenhão, às 21h50 (de Brasília) de quarta-feira. No dia seguinte, o Fluminense jogará contra o Coritiba, também no Engenhão, às 20h30.

Primeiro tempo: jogo truncado e com poucas chances claras

Apesar dos desfalques e da péssima situação do gramado devido às apresentações de Justin Bieber no estádio durante a semana, o clássico começou agitado e com os dois times mostrando disposição. Nos primeiros minutos, o clube mandante tinha mais posse de bola, enquanto a equipe tricolor apostava na descida de seus laterais.

Porém, mesmo com os dois times mostrando movimentação, a forte marcação impedia que ocorressem chances de gol no início do clássico e também causava um grande número de passes errados. Assim, a primeira oportunidade aconteceu aos 15min, com o Fluminense. Mariano cruzou da direita, Rafael Moura furou na finalização, mas a bola ainda sobrou com o próprio atacante que concluiu rasteiro à esquerda do alvo.

Com o passar do jogo, o clube rubro-negro seguia mais tempo com a bola nos pés, e trocava passes no campo de ataque, porém, sem velocidade e sentindo a ausência de Ronaldinho, não conseguia assustar a meta adversária. Já os comandados de Abel Braga levavam certo perigo em ataques rápidos.

No final da primeira etapa, o duelo passou a ficar mais aberto e com as duas equipes criando chances. Aos 35min, o Flamengo chegou com perigo pela primeira vez, quando Deivid recebeu ótimo lançamento de Renato Abreu, invadiu a área, bateu cruzado e Diego Cavalieri defendeu. Três minutos depois, o time tricolor respondeu: Marquinho finalizou forte da entrada da área e Paulo Victor espalmou para escanteio. No entanto, a agitação nos últimos minutos não foi o suficiente para evitar que o confronto fosse para o intervalo com o placar de 0 a 0. A igualdade no marcador, inclusive, refletiu exatamente o que foi o primeiro tempo.

Antes do término do primeiro tempo, o atacante Rafael Moura ficou com o lábio sangrando após uma dividida com Renato Abreu. Revoltado, o atacante reclamou com o árbitro, instantes depois, quando Felipe Gomes da Silva apitou para o final da primeira etapa. O acontecimento acabou dando trazendo reclamação e nervosismo e ao clássico, na ida para os vestiários.

Subsituições, muitos gols e emoção: Fla vira e vence no final

A polêmica parece ter mexido com o Fluminense, que voltou para a segunda etapa com muita disposição e se lançando ao campo de ataque. No primeiro minuto, Marquinho entrou na área pela direita, finalizou rasteiro e Paulo Victor fez a defesa. O time tricolor se arriscava mais, porém, assim como o Flamengo, seguia cometendo diversos erros, o que dificultava a criação de oportunidades de gol.

Com o tempo, aumentava o volume de jogo da equipe tricolor, que apostava em investidas rápidas, sobretudo pelos lados do campo, e se mostrava mais organizado do que o adversário. Nesse panorama, o Fluminense abriu o placar aos 15min. Com muita raça, Marquinho ganhou disputa com Diego Maurício na entrada da área. A bola sobrou para Leandro Euzébio que cruzou da direita e viu Rafael Sóbis, na segunda trave, completar de cabeça para as redes.

Após o Flamengo ficar atrás no marcador, Vanderlei Luxemburgo fez todas as três alterações na sequência. Entraram Negueba, Jael e Bottinelli, nas vagas de Diego Maurício, Deivid e Maldonado, respectivamente. Apesar das mudanças, o time tricolor seguiu superior na partida. No entanto, minutos depois, as mudanças do treinador do Flamengo surtiram efeito. Aos 23min, Negueba recebeu passe na área e bateu rasteiro. Thiago Neves desviou na pequena área e igualou o marcador.

Embalado com o empate, a equipe rubro-negra assumiu o controle do confronto e iniciou a pressão contra o Fluminense. Aos 25min, Bottinelli arriscou de longe e Diego Cavalieri espalmou para escanteio. Dois minutos depois, Thiago Neves fez boa jogada pela esquerda e arrematou cruzado para outra boa intervenção do goleiro adversário.

Dessa forma, foi a vez de Abel Braga promover três mudanças em sua equipe. Souza, Lanzini e Martinuccio entraram nos lugares de Diguinho, Deco e Rafael Sobis, respectivamente. E, assim como aconteceu com o Flamengo, a equipe tricolor melhorou no confronto. Assim, aos 35min, o Fluminense voltou a ficar à frente no placar. Souza fez boa jogada pela direita e Lanzini (que perdeu a vaga de titular para Deco), completou de cabeça para o fundo do gol.

Quando parecia que o Fluminense ficaria com a vitória, Bottinelli cobrou falta com perfeição, aos 41min, a bola bateu no travessão, nas costas de Diego Cavalieri e entrou. Três minutos depois, o Darío Bottinelli se consolidaria como o heroi do confronto, quando recebeu de Leo Moura e comletou no canto direito, definindo a vitória do Flamengo.

Revoltados com a marcação da falta que originou o gol da vitória do time mandante, Abel Braga reclamou com o árbitro e foi expulso de campos. Minutos depois, Souza também recebeu o cartão vermelho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES