Brasil bate a frágil Bulgária na Liga das Nações

A Bulgária é a lanterna da competição

| Divulgação/FIVB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O rival não inspirava assim tanto temor. Mas, depois de uma queda inesperada, era preciso dar uma resposta imediata. Na saideira da segunda semana da Liga das Nações, o Brasil não teve muito trabalho para bater a frágil Bulgária, lanterna da competição até aqui. Com uma atuação segura, a seleção corrigiu alguns dos problemas da véspera para chegar a uma vitória tranquila: um 3 a 0 seco, parciais 25/18, 25/23 e 25/18. Informação do site Globoesportes.

A vitória leva o Brasil aos 12 pontos na competição. O lugar na tabela ainda vai depender dos outros resultados do dia (confira a classificação temporária no fim da matéria). Agora, a seleção de José Roberto Guimarães viaja para Lincoln, nos Estados Unidos, para enfrentar Alemanha e Coreia do Sul, além das donas da casa.

Destaques

Foi um jogo tranquilo para a seleção. Fora alguns momentos de desatenção, o Brasil dominou a partida com consistência. Paula Borgo foi a maior pontuadora, com 18 pontos. Mara, em seu melhor jogo na Liga das Nações, saiu de quadra com 12 pontos. Até a jovem Julia Bergmann, aposta de Zé Roberto para o futuro da equipe, marcou seus primeiros pontos com a camisa da seleção - foram dois no total. Pela Bulgária, Gergana Dimitrova foi um incômodo solitário, com 15 pontos.

Resposta imediata

A fragilidade búlgara ficou exposta logo de cara. Com Amanda de volta ao time titular, o Brasil tentou se impor assim que a bola subiu pela primeira vez. Com facilidade, abriu 6/2 no placar. Mas bastou um breve momento de descontrole para que as rivais encostassem. Ainda assim, com um toque sutil de Bia, a seleção chegou à primeira parada técnica em vantagem, com 8/5.

O primeiro set seguiu sem muitos poréns. Aos poucos, o Brasil se desgrudou ainda mais no placar. Zé, inclusive, aproveitou para dar mais tempo de quadra à jovem Julia Bergmann. Roberta também entrou bem: com dois aces, fez a vantagem disparar, abrindo 21/11. A Bulgária até ameaçou incomodar, mas só faltava definir a conta. Gabi, com uma pancada, fechou em 25/18.

Às búlgaras, restava a vontade. À beira da quadra, um agitado Ivan Petkov pedia que o time acelerasse o jogo. Na marra, tentava causar problemas ao passe brasileiro. Mas o Brasil se mostrava tranquilo. Ao seguir o mesmo roteiro da parcial anterior, aos poucos construiu uma boa diferença no placar. No erro de saque das búlgaras, 8/5 antes da primeira parada técnica.

As europeias, enfim, conseguiram incomodar. Pelas mãos de Gergana Dimitrova, melhor jogadora do time, a diferença caiu para apenas um ponto. Mas a diferença técnica era muito grande. Foi só o Brasil acelerar um pouco mais para que a vantagem voltasse a crescer. No ace de Macris, 19/14 no placar. Na reta final, a Bulgária voltou a apertar. Gabi, mais uma vez, evitou qualquer reação: 25/23.

O Brasil quis ser rápido. Na volta à quadra, tomou o controle do jogo e ignorou qualquer tentativa rival de uma possível reação. O único momento de tensão ficou por conta da árbitra Nurper Ozbar. Assim como na partida contra a Polônia, a juíza se enrolou com um pedido de desafio búlgaro, e o jogo chegou a ficar quatro minutos paralisado à espera de uma definição - o ponto acabou indo mesmo para o Brasil. Dali até o fim, nenhum sufoco. No ace de Mara, 25/18 e fim de papo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES