Brasil cede um set a Cuba, mas garotada garante vitória na fase final da Liga Mundial

A equipe do técnico Bernardinho volta à quadra nesta sexta-feira

Brasil vence Cuba na fase final | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2005, Mauricio levantava as bolas do Brasil, e Bruninho era um fã. O cubano Leon tinha apenas 11 anos e nem pensava em jogar vôlei, enquanto craques como Gonzalez travavam fortes duelos com a seleção brasileira. Nesta quinta-feira, quatro anos depois, as equipes enfim se reencontraram, sob a tônica da renovação. Quem antes apenas assistia entrou em quadra na Beogradska Arena, na Sérvia, não só para fazer figuração. Na abertura da fase final da Liga Mundial, foi a garotada que garantiu a vitória brasileira por por 3 sets a 1, com parciais de 25/18, 23/25, 25/17 e 25/19.

A equipe do técnico Bernardinho, que busca o octacampeonato da Liga Mundial, volta à quadra nesta sexta-feira, no mesmo local, às 12h30m (de Brasília), para enfrentar a Argentina.

- Acredito que jogamos bem, levando em consideração o nervosismo da estreia. Amanhã vamos com tudo para fazermos uma boa partida contra a Argentina - disse o levantador Bruninho.

A seleção começou a partida nervosa, e a pressão da estreia não poupou nem os mais experientes. Líder da equipe dentro da quadra e um dos remanescentes da geração passada, Giba cometia erros bobos. Até o primeiro tempo técnico, o capitão tinha vacilado em quatro ocasiões. Murilo foi quem deu tranquilidade ao Brasil no primeiro set, ao marcar três pontos de bloqueio, deixando 9/8 no marcador. Os saques flutuantes de Rodrigão foram fundamentais para aumentar a vantagem: 12/8. Cuba ofereceu resistência com Leon, a grande revelação do time. Tanto na defesa quanto no ataque, o jovem de 15 anos deu trabalho aos brasileiros, mas logo foi parado por Lucão, que finalizou em 25/18.

Quando parecia que o jogo seria fácil para o lado do Brasil, a seleção de Cuba mudou a estratégia. Leon continuou batendo forte, mas fugiu do bloqueio dos centrais brasileiros e passou a arriscar mais. A alteração surtiu efeito, e o placar ficou em vantagem para os cubanos em boa parte do segundo set. Leandro Vissotto cresceu e apareceu como opção, marcando dois pontos importantes do fundo de quadra. O Brasil conseguiu virar, mas logo permitiu o empate num ace do adversário.

O técnico Bernardinho se irritou, gritou com o time e fez a inversão de 5-1: colocou Marlon e Rivaldo no lugar de Vissotto e Bruninho. Cuba desperdiçou um set point com um erro na rede. Giba foi para o saque podendo manter a seleção viva na parcial, mas pisou na linha e deu números finais à parcial: 25/23 para os cubanos.

Thiago Alves entra em quadra e dá novo gás ao Brasil

No terceiro set, o Brasil entrou em quadra determinado a recuperar o domínio do jogo. O bloqueio dos gigantes centrais Lucão e Rodrigão, com a ajuda eficiente de Murilo e Vissotto, foi a grande arma da equipe. Enquanto o grupo melhorava, contudo, Giba continuava apagado. Com 15/12 no marcador, Bernardinho trocou o capitão por Thiago Alves, que se transformou no grande destaque da seleção. Além dos ataques potentes, ele foi responsável pelos dois saques que deram o set ao Brasil: 25/17.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES