Brasil é eliminado pela Croácia nos pênaltis e dá adeus ao hexa no Catar

O Brasil acabou empatando sem gols no tempo regulamentar e em 1 a 1 na prorrogação, mas levou a pior nos pênaltis por 4 a 2.

Neymar | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil está fora da Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, contra a Croácia, no estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar, pelas quartas de final do torneio, o time comandado pelo técnico Tite sofreu para converter sua superioridade em gols, acabou empatando sem gols no tempo regulamentar e em 1 a 1 na prorrogação (gols de Neymar e Petkovic), mas levou a pior nos pênaltis por 4 a 2.

O Brasil não conseguiu quebrar o tabu contra europeus na Copa do Mundo. Desde que foi campeã pela última vez, em 2002, a Seleção foi eliminada por adversários do Velho Continente em todas as edições: França, em 2006, Holanda, em 2010, Alemanha, em 2014, e Bélgica, em 2018.

Brasil é eliminado pela Croácia nos pênaltis e dá adeus ao hexa no Catar (Foto: Reuters)

Agora a Croácia aguarda o vencedor do confronto entre Holanda e Argentina, que acontece também nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), para descobrir quem enfrentará na semifinal da Copa do Mundo, na próxima terça-feira, às 16h, no Estádio Lusail. 

O jogo

O Brasil teve dificuldades no primeiro tempo. Ao contrário das oitavas de final, Neymar e companhia não tiveram espaço para criar oportunidades de perigo e sofreram com a marcação dos croatas. A primeira chance, no entanto, veio aos quatro minutos, quando Vinícius Jr arriscou de fora da área, mas Livakovic fez a defesa sem dar rebote.

A Croácia não só se limitava a marcar. Aos 12 minutos, os atuais vice-campeões mundiais quase abriram o placar após Pasalic receber pela direita, fazer o cruzamento e Perisic completar sem conseguir pegar em cheio na bola, mandando para fora, mas assustando o goleiro Alisson.

Vinícius Jr foi a principal ameaça do Brasil no primeiro tempo e aos 19 minutos quase que o atacante do Real Madrid estufou as redes ao tabelar com Richarlison e bater buscando o cantinho, mas a defesa adversária conseguiu fazer o corte. Logo depois, Neymar recuperou a bola, deixou Modric para trás e também finalizou no cantinho, mas Livakovic fez a defesa.

Brasil é eliminado pela Croácia nos pênaltis e dá adeus ao hexa no Catar (Foto: Divulgação/ FIFA)

Antes do intervalo a Seleção Brasileira teve a chance derradeira de abrir o placar em cobrança de falta pela esquerda, na entrada da área. Neymar preferiu bater direto para o gol ao invés de cruzar, mas novamente Livakovic fez uma defesa segura para manter o 0 a 0.

Segundo tempo

O Brasil voltou mais agudo para o segundo tempo e quase abriu o placar logo aos dois minutos. Raphinha tocou para Militão, que chegou na linha de fundo e fez o cruzamento rasteiro. O zagueiro da Croácia tentou fazer o corte e jogou contra o próprio gol, mas o goleiro fez a defesa à queima-roupa. Pouco depois, Vinícius Jr acionou Neymar dentro da área, e o camisa 10, ao invés de devolver para o atacante chegar batendo para o gol livre da marcação, preferiu finalizar, sendo travado.

A Seleção Brasileira teve outra grande oportunidade aos nove minutos. Richarlison deu passe em profundidade para Neymar, que saiu cara a cara com o goleiro e bateu cruzado, mas Livakovic faz a defesa com o pé.

Sem sucesso no ataque, Tite decidiu fazer duas substituições. Antony entrou na vaga de Raphinha, e Rodrygo, posteriormente, na de Vinícius Jr. Mas, foi Paquetá quem quase estufou as redes ao ficar com a sobra de bola dentro da área e bater cara a cara com o goleiro, mas o dia era mesmo de Livakovic, que fez outra intervenção.

Neymar recebeu mais uma bola de Richarlison, saiu cara a cara com Livakovic e novamente acabou parando no goleiro croata, que fez outra ótima defesa para manter o empate sem gols. Mais tarde, Rodrygo recebeu cruzamento de Casemiro no segundo pau, dominou e ajeitou para Lucas Paquetá chegar batendo de primeira, mas a bola saiu fraca, facilitando a vida do goleiro da Croácia.

Nos últimos minutos, Tite ainda apostou na entrada de Pedro, que substituiu Richarlison, para tentar arrancar o gol da vitória na marra, mas a defesa croata se manteve sólida para garantir o empate sem gols no tempo regulamentar, forçando mais uma prorrogação.

Prorrogação

Na prorrogação, a Croácia teve a grande oportunidade de abrir o placar quando Brozovic passou por Casemiro sem tomar conhecimento do volante, fazendo uma linda jogada, e ajeitando para Petkovic, que chutou para fora.

O Brasil, por sua vez, de tanto insistir, acabou premiado nos acréscimos do primeiro tempo da prorrogação. Neymar tabelou com Rodrygo na entrada da área, saiu cara a cara com Livakovic e desta vez driblou o goleiro, ficando com o gol livre para estufar as redes e abrir o placar para a Seleção.

Brasil é eliminado pela Croácia nos pênaltis e dá adeus ao hexa no Catar (Foto: Hannah McKay/Reuters) 

No segundo tempo da prorrogação, a Croácia teve de sair para o jogo em busca do empate para forçar as penalidades e aproveitou um vacilo da defesa do Brasil para empatar o jogo em contra-ataque. Faltando menos de cinco minutos para o fim do jogo, Petkovic recebeu livre na entrada da área, bateu para o gol e contou com o desvio de Marquinhos para vencer Alisson, levando a decisão para os pênaltis. 

Pênaltis

Croácia

Vlasic (gol)

Majer (gol)

Modric (gol)

Orsic (gol)

Brasil

Rodrygo (errou)

Casemiro (gol)

Pedro (gol)

Marquinhos (trave)

FICHA TÉCNICA

CROÁCIA (4) 1 X 1 (2) BRASIL

Local: estádio Cidade da Educação, em Doha (Catar)

Data: 9 de dezembro de 2022, sexta-feira

Horário: 12h (de Brasília)

Árbitro: Michael Oliver (ING)

Assistentes: Stuart Burt (ING) e Gary Beswick (ING)

VAR: Pol Van Boekel (HOL)

Gols: Neymar, aos 15 do 1ºT da prorrogação (Brasil); Petkovic, aos 11 do 2ºT da prorrogação (Croácia)

Cartões amarelos: Danilo, Casemiro, Marquinhos (Brasil); Brozovic (Croácia)

CROÁCIA: Livakovic; Lovren, Sosa (Budimir) e Gvardiol; Juranovic, Kovacic (Majer), Modric, Brozovic (Orisc) e Perisic; Kramaric (Petkovic) e Pasalic (Vlasic).

Técnico: Zlatko Dalic.

BRASIL: Alisson; Militão (Alex Sandro), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Paquetá (Fred) e Neymar; Vinícius Jr (Rodrygo), Raphinha (Antony) e Richarlison (Pedro).

Técnico: Tite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES