Brasil encara Argentina hoje para ir à final da Copa América

Jogo começa às 21h30 no estádio Mineirão. As duas seleções se gladiam após 12 anos com previsão de partida histórica.

| ogador Messi será o gênio da equipe para superar o Brasil. Foto: Facebook AFC.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma Copa América marcada por erros de organização, pouco público, gramados ruins, ausência de Neymar e vários empates sem gols, a competição aguarda para a noite desta terça-feira, 2, um jogo capaz de amenizar todas as diversas falhas. A semifinal entre Brasil e Argentina, às 21h30, no Mineirão, tem o peso não só de valer a vaga na final, como também dar uma imagem melhor ao torneio. Informações do Estadão.

As duas maiores potências do continente se enfrentam pela competição após 12 anos com a expectativa de uma partida histórica. Jamais houve um encontro entre os rivais por uma vaga na final e os dois times depositam na semifinal a expectativa de reparar as atuações ruins em algumas partidas anteriores do torneio.

Seleção enfrenta Argentina hoje, 2. Foto: Reuters.

O Brasil empatou dois jogos sem gols, bateu Bolívia e Peru e conviveu com vaias da própria torcida. Já a Argentina começou com derrota para a Colômbia, ficou no 1 a 1 com o Paraguai e depois se recuperou ao ganhar de Catar e Venezuela.

O peso do jogo fez o técnico Tite mudar de estratégia, ao tomar a rara decisão de não confirmar a escalação. O treinador revelou também estar ansioso e sofrer com insônia nas últimas noites a ponto de acordar de madrugada para anotar alguma ideia. "Será um grande jogo, um grande espetáculo. Por mais rivalidade que tenha, a gente só se rivaliza com quem a gente admira", comentou.

A única dúvida no Brasil é se o lateral-esquerdo Filipe Luís será titular. O jogador tenta se recuperar de lesão na coxa direita. Se não estiver recuperado, o catanduvense Alex Sandro será o escolhido. O volante Casemiro cumpriu suspensão contra o Paraguai e está de volta à equipe.

Para o técnico argentino Lionel Scaloni, a semifinal propicia o jogo desejado por todos os fãs. "É uma partida que todos queriam ver, seja os torcedores desses países ou do resto do mundo, que vai querer ver pela televisão", afirmou.

O clássico sul-americano se torna um campeonato à parte justamente para os dois técnicos. Ambos buscam tranquilidade, porém por situações distintas. Tite está há três anos no cargo e convive com a pressão de ganhar a Copa América e de fazer o Brasil ter boas atuações. Uma eliminação diante da Argentina seria um fracasso pesado para o trabalho dele.

Scaloni vive o oposto. Com apenas 13 jogos na carreira de técnico, o interino sonha em ser efetivado e pode ter uma vitória sobre o Brasil ou até o título como um bom argumento para ter mais estabilidade no emprego pelos próximos anos. "Pela minha juventude e pouca experiência, eu não paro de aprender. Eu escuto sempre os jogadores e procuro refletir", disse o treinador de 41 anos.

Jogador Messi será o gênio da equipe para superar o Brasil. Foto: Facebook AFC.

A semifinal terá o confronto de propostas diferentes de jogo. O Brasil tenta desenvolver um futebol coletivo sem Neymar, enquanto a Argentina confia no talento de Messi como o grande condutor. "Os meus jogadores querem ser mais campeões pelo Messi do que por eles próprios", comentou Scaloni. Tite pensa o oposto. "É a força da coletividade que potencializa os talentos individuais."

A Argentina deve mudar o esquema tático e ter um sistema de jogo mais cauteloso. Scaloni avalia mudar a formação, recuando Lionel Messi para a função de armador e montando um sistema com dois atacantes em vez de três, como escalou nas partidas anteriores. A novidade não deve implicar, no entanto, em mudança nos titulares. Agüero teve a presença confirmada entre os titulares por Scaloni, ao vencer a concorrência com Di María.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES