Brasil faz jogo eliminatório na Copa América contra Paraguai hoje (27)

Seleção aposta no toque de bola contra revanche aos paraguaios.

| Lucas Figuereido/CBF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A troca incessante de passes é, até agora, uma das principais características do Brasil nesta Copa América e, a julgar pelas palavras do técnico Tite e o estilo de jogo do Paraguai, não será diferente nesta quinta-feira, 27, a partir das 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelas quartas de final da competição. Do Estadão.

Levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo com base em dados das 18 partidas da primeira fase do torneio divulgados pela Conmebol revela que a Seleção Brasileira foi a equipe que mais passes trocou até agora na Copa América. Em três jogos foram 1.911, número bem superior aos 1.447 da Argentina, segunda colocada nesse tipo de fundamento.

Lucas Figuereido/CBF.

A troca de passes é uma orientação de Tite aos jogadores. A ordem do chefe é rodar a bola de um lado para o outro do campo até encontrar uma brecha na defesa adversária. O jogo em que isso ficou mais claro foi no empate contra a Venezuela. "São 90 minutos para acabar o jogo, 95 com os acréscimos. O time tem de saber que esse é o tempo. A Colômbia, por exemplo, venceu o Catar com gol no fim. Mesmo se a equipe fizer o gol cedo, tem de reagir da mesma forma", avisou.

Nos três jogos da primeira fase - contra Bolívia, Venezuela e Peru -, o Brasil trocou, em média, pouco mais de 600 passes por jogo. Nenhum time atingiu essa marca. Quem chegou mais perto foi a Colômbia contra o Catar: 563 passes.

A estratégia de Tite é ter paciência, já que o Paraguai não pretende se expor muito. "É um jogo decisivo e a margem de acerto tem de ser alta. As características mentais têm de estar fortes, porque são confrontos decisivos, com nível de concentração altíssimo", disse.

Para o jogo na Arena do Grêmio, o Brasil não terá um dos seus principais passadores. O volante Casemiro suspenso. Fernandinho, então primeira escolha, não se recuperou de entorse no joelho direito. Assim, Allan será o titular. No ataque, está mantido o trio formado por Gabriel Jesus, Everton e Roberto Firmino, o mesmo da goleada por 5 a 0 contra o Peru.

Neste jogo, Tite destacou o fato de vários jogadores terem participado da armação das jogadas, sem sobrecarregar o meia Philippe Coutinho. "Quando vocês comentaram sobre o Coutinho, e colocaram que ele tem de armar, falo que é a equipe que tem de armar. Só ele? Vamos dividir um pouco as tarefas. Fizemos uma atuação muito boa, com a criação sendo diluída para uma série de jogadores", analisou.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES