Brasil fracassa e perde pela primeira vez da Venezuela

Com um futebol burocrático, sem qualquer inspiração, o Brasil perdeu em Boston, nos Estados Unidos

Brasil fracassa e perde pela primeira vez da Venezuela | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acredite se quiser! Foi um trope?o hist?rico. Com um futebol burocr?tico, sem qualquer inspira??o, o Brasil perdeu nesta sexta-feira para a Venezuela por 2 a 0, em Boston, nos Estados Unidos. ? a primeira derrota da sele??o para o rival sul-americano na hist?ria. Eram 17 jogos e 17 vit?rias brasileiras no confronto. Nunca havia acontecido sequer um empate.

A grande quantidade de torcedores brasileiros que lotou o Gillette Stadium voltou para casa decepcionada. Mas, antes, as 54 mil pessoas presentes vaiaram bastante a equipe comandada por Dunga. Agora, o Brasil ter? dois duelos importantes pelos eliminat?rias da Copa de 2010 contra o Paraguai, no pr?ximo dia 15, em Assun??o, e contra a Argentina, no dia 18, em Belo Horizonte. Os jogadores voltam dos Estados Unidos e se reapresentam nesta ter?a-feira para iniciar os treinamentos na Granja Comary, em Teres?polis.

O chamado trio de ouro - Robinho, Alexandre Pato e Adriano - n?o levou o menor perigo para a Venezuela. E durou apenas 45 minutos. A sele??o s? melhorou quando Diego entrou no intervalo. Mas n?o foi suficiente para buscar o empate.

Venezuela com pinta de Brasil

No primeiro tempo a impress?o era que os times entraram em campo com as camisas trocadas. A Venezuela, com toques r?pidos e envolventes, parecia ter mais a cara do futebol verde-amarelo. E o Brasil, sem criatividade e errando muitos passes, estava com jeito de pa?s do segundo escal?o do futebol sul-americano.

Aos cinco minutos, a surpresa. Ap?s um escanteio para a sele??o brasileira, a Venezuela saiu r?pido em contra-ataque. Vargas deu um ?timo passe para o atacante Maldonado, que apesar de estar sozinho contra tr?s defensores brasileiros, partiu livre em velocidade. E na sa?da de Doni deu um toque s?til por cima do goleiro para marcar: 1 a 0. E pela primeira vez na hist?ria de um jogo oficial, a Venezuela saia na frente da sele??o brasileira.

Dunga aproveitou a partida para fazer experi?ncias. Trocou nove jogadores em rela??o ao time que venceu o Canad? por 3 a 2 no primeiro amistoso. Apenas Gilberto e Robinho permaneceram. E o time sentiu bastante o desentrosamento no in?cio da partida. As tentativas brasileiras eram em jogadas individuais. Principalmente de Robinho e Alexandre Pato. Mas os dois estavam pouco inspirados.

O primeiro e ?nico lance de perigo da sele??o s? aconteceu aos 25 minutos. Adriano ajeitou para Anderson, que chutou rasteiro da entrada da ?rea. A bola passou perto no canto esquerdo do goleiro Vega.

A defesa brasileira jogava em linha. E cada ataque venezuelano assustava. Henrique e Luis?o n?o se acertavam. Rojas foi at? a linha de fundo sem ser incomodado por Gilberto e cruzou. A defesa n?o conseguiu cortar, Daniel Alves ficou s? olhando e Arango perdeu um gol feito ao tocar para fora, na pequena ?rea, na cara de Doni. Mas o segundo gol era quest?o de tempo. Pouco tempo. E foi um gola?o. Henrique perdeu a bola na intermedi?ria. Vargas deu um drible espetacular em Luis?o e chutou rasteiro da entrada da ?rea no canto esquerdo de Doni. E o primeiro tempo terminou com muitas vaias para a sele??o brasileira.

- Eles est?o marcando muito forte. Temos que nos movimentar mais na frente e tocar a bola mais r?pido para tentar furar esse bloqueio - disse Robinho no intervalo ao falar do baixo rendimento da equipe.

Sele??o melhora, mas n?o consegue marcar contra Venezuela

Dunga resolveu fazer tr?s altera?es no intervalo. Tirou Daniel Alves, que estava muito mal na marca??o, e colocou Maicon. Josu? entrou no lugar de Gilberto Silva. E Alexandre Pato, figura apagada nos primeiros 45 minutos, saiu para a entrada de Diego. Com isso, Robinho voltou a jogar mais pr?ximo da ?rea deixando a fun??o de armar para o ex-companheiro de Santos.

- As mudan?as n?o estavam programadas. Foi uma necessidade da partida mesmo. Estava perdendo um pouco o meio-campo. O Robinho estava perdido nesta fun??o no meio e no ataque ele rende mais - explicou Dunga quando o time volt



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES