Brasil perde para Polônia e fica com medalha de prata no Mundial

A Polônia venceu o Brasil por 3 sets a 0

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil garantiu neste domingo, em Turim (ITA), uma medalha de prata de grande importância no Campeonato Mundial masculino de vôlei. O time bicampeão olímpico, afinal, ainda é um dos melhores do planeta. Mas a derrota para a Polônia na decisão por 3 a 0, com parciais de 26-28, 20-25 e 25-23, deixou frustrações. Longe de seus melhores dias, a equipe do técnico Renan Dal Zotto repetiu a prata de quatro anos atrás, contra o mesmo rival. Na ocasião, o grupo que era comandado por Bernardinho perdeu a final por 3 a 1. 

A tarde inspirada do oposto polonês Kurek, maior pontuador da partida, com 24 acertos, intimidou os brasileiros. E a atuação do levantador Drzyzga foi facilitada pelo bom aproveitamento dos campeões na recepção. O oposto Wallace foi quem mais marcou pela Seleção, com 14 acertos. O resultado encerra uma campanha positiva. O Brasil, que buscava o tetra, após levar o ouro em 2002, 2006 e 2010, perdeu apenas duas vezes nesta edição do torneio. A outra derrota foi para a Holanda, por 3 a 1, ainda na primeira fase.

Na decisão do bronze, os Estados Unidos asseguraram a medalha ao baterem a Sérvia por 3 sets a 1, com 23-25, 25-17, 32-30 e 25-19. 

Foi um início nervoso, mas Kurek, que ficou fora do Mundial de 2014 por indisciplina, parecia não se intimidar. O jogador aproveitou praticamente todas as chances que teve no primeiro set. O saque brasileiro pouco incomodou. E a parcial começou a escapar cedo para o time de Renan. Até mesmo Douglas, destaque na campanha quase impecável, mostrou dificuldades para pontuar. O atacante levou um bloqueio que fez os europeus abrirem 17 a 13.

Confiança de um lado, tensão de outro. Mas Lipe, com dois saques mortais, diminuiu a diferença para 21 a 20. A partida ficou igual. Os bons saques de Isac e o bloqueio de Lucão deixaram claro para os poloneses que havia um adversário grande do outro lado. Os times trocaram pontos e acumularam erros. Mas, no fim, Wallace não passou pelo bloqueio vermelho.

A Seleção iniciou o segundo set em ritmo lento. Lipe e Douglas estiveram abaixo no ataque. Do outro lado, Kurek não desperdiçava nenhuma oportunidade. Uma mudança de postura era, novamente, necessária. E ela aconteceu, graças ao jovem ponteiro brasileiro, que pediu bolas a Bruninho. Wallace e Lucão também correspondiam. Mas não bastava. O saque e o bloqueio verde e amarelo ficaram devendo. Kurek, no saque, abriu 20 a 16. A equipe europeia só precisou manter o ritmo para abrir 2 a 0.

O Brasil se desanimou, e as poucas armas que ainda davam esperanças de uma reação pararam de funcionar. Renan mandou para o terceiro set William no lugar de Bruninho e Isac na vaga de Maurício Souza. Douglas ficou duas vezes seguidas no bloqueio, e a Polônia abriu 9 a 3. Um raro bloqueio verde e amarelo, em Kubiak, foi visto na reta final, com Lucas Loh. Mas, sem um saque efetivo, de nada adiantava. Houve muita luta de Evandro, mas Kubiak decretou o tricampeonato da equipe, que, além de 2014, também levou o ouro em 1974.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES