Brasil retira candidatura a sede do Mundial Feminino de 2023

Sem garantias do governo federal, país passa a apoia a Colômbia

| CBF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A CBF anunciou nesta segunda-feira a retirada da candidatura do Brasil a sede da próxima Copa do Mundo Feminina, que será realizada em 2023. Em nota oficial, a entidade informou que "não foram apresentadas as garantias do Governo Federal" para a realização da competição. Com informações do Globo Esporte.

Fora da disputa, a CBF anunciou que vai apoiar a candidatura da Colômbia, que concorre com o Japão e a dobradinha Austrália/Nova Zelândia. A sede será anunciada pela Fifa no dia 25 de junho.

Mundial Feminino está fora do Brasl. Foto: CBF

"Análise da FIFA sobre a documentação da candidatura brasileira considerou que não foram apresentadas as garantias do Governo Federal e documentos de terceiras partes, públicas e privadas, envolvidas na realização do evento", diz um trecho da nota oficial da CBF.

"A CBF compreende a necessidade da FIFA de obter tais garantias e sabe que elas fazem parte do protocolo padrão da entidade internacional, sendo elemento fundamental para conferir a segurança necessária para efetiva realização de eventos deste porte. O Governo Federal, por sua vez, elaborou para a FIFA uma carta de apoio institucional na qual garantiu que o país está absolutamente apto a receber o evento do ponto de vista estrutural, como já o fez em situações anteriores. No entanto, ressaltou que, por conta do cenário de austeridade econômica e fiscal, fomentado pelos impactos da pandemia da Covid-19, não seria recomendável, neste momento, a assinatura das garantias solicitadas pela FIFA", continua a nota.

Reprodução

Também no comunicado, a entidade afirma que compreende a cautela do governo brasileiro e de outros parceiros públicos e privados para formalizar compromissos de longo prazo "diante do momento excepcional vivido pelo país e pelo mundo".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES