Brasil vence a Argentina por 25 a 23 e segue vivo no handebol masculino

Depois de estar em vantagem por 12 gols, a seleção segurou a reação dos hermanos e levou a melhor por 25 a 23 nas Olimpíadas

Brasil vence a Argentina no handebol masculino | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com dose de emoção no segundo tempo, o handebol masculino do Brasil fez uma partida tensa contra a Argentina e conseguiu a primeira vitória nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Depois de estar em vantagem por 12 gols, a seleção segurou a reação dos hermanos e levou a melhor por 25 a 23, na noite desta quinta-feira (manhã de sexta no Japão), em confronto válido pela penúltima rodada do grupo A. Com os primeiros pontos conquistados, os brasileiros continuam com chances de classificação para as quartas de final.

João Pedro e Haniel

João Pedro e Haniel foram os principais goleadores do Brasil, com sete e cinco gols, respectivamente. O goleiro Ferrugem teve atuação de destaque no primeiro tempo, com 57% de aproveitamento (oito defesas em 15 arremessos), mas terminou a partida com 30%, após apenas uma defesa na segunda etapa.

Brasil vence a Argentina no handebol masculino Foto: Reuters 

Hermanos fora

Com a vitória na primeira vez em que encarou a Argentina em Jogos Olímpicos, o Brasil foi a 2 pontos e, de quebra, decretou a eliminação dos hermanos. Antes, a seleção havia perdido para a Noruega, para a França, e para a Espanha. A equipe se igualou em pontos com a Alemanha, que ocupa a quarta colocação e ainda joga contra a Noruega nesta sexta. 

Apenas os quatro melhores times da chave se classificam para os playoffs. O Brasil definirá seu futuro na competição contra os próprios alemães, neste domingo, às 7h30 (horário de Brasília). Se vencer, os brasileiros estarão nas quartas de final, repetindo o feito inédito na Rio 2016.

O jogo

Num início de jogo cadenciado, o Brasil encaixou bem a marcação 6-0. Enquanto Ferrugem fez duas grandes defesas - uma delas no um contra um com Ramiro Martínez -, os atletas de linha encontravam o caminho do gol principalmente nos arremessos de longe, com destaque para Haniel e João Pedro. Com o central, a seleção abriu 6 x 3 aos 14 minutos e 9 x 4 aos 19. 

Quando ficou com um jogador a mais, aumentou a vantagem para oito gols (13 x 5). Depois de oito minutos sem marcar, a Argentina voltou a balançar a rede e pôde jogar com um atleta a mais nos últimos quatro minutos da etapa, devido a suspensões contra Thiagus Petrus e depois Borges. 

Ainda assim, a seleção brasileira se segurou com mais defesas importantes de Ferrugem. O goleiro terminou o primeiro tempo com impressionantes 57% de aproveitamento (oito defesas em 15 arremessos), e o Brasil foi para o vestiário vencendo por 14 x 7.

 Segundo tempo

O início de segundo tempo da seleção brasileira foi tão bom quanto todo o primeiro. A suspensão de Rudolph no começo foi apenas um deslize nos primeiros 10 minutos, nos quais a equipe expandiu a vantagem para 12 gols (22 x 10). 

O time diminuiu o ritmo e acabou sofrendo dez gols até voltar a marcar, depois de 12 minutos, quando o gol adversário estava vazio (23 x 20). 

O Brasil encontrava dificuldade para furar a marcação argentina, mas procurou segurar a posse de bola quando podia. Haniel chegou a errar o gol sem goleiro aos 28, com o placar em 24 x 21. Mas não teve problema. Os brasileiros deixaram o tempo correr e saíram de quadra com a vitória (25 x 23). Thiagus Petrus ainda tomou cartão vermelho no fim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES