Brasil vence canadenses e garante a vaga no Mundial

Em jogo apertado até os últimos minutos, seleção cumpre o objetivo principal, mantém a invencibilidade em seis partidas e já está nas semifinais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

  Com a corda no pescoço na Copa América, os adversários do Brasil deram muito trabalho nesta quarta-feira, em San Juan, mas não a ponto de confiscar o passaporte verde-amarelo. Com a vitória por 68 a 59, a seleção de Moncho Monsalve enterra os rivais na Copa América e - o mais importante - garante uma das quatro vagas para o Mundial da Turquia em 2010.

A seleção volta à quadra nesta quinta, para enfrentar o Uruguai, já com a passagem à semifinal assegurada. A missão a partir de agora é manter o ritmo de vitórias e mirar no título da Copa América. Se a ideia era “matar” o adversário, o primeiro passo era escolher as armas para a missão. E o Brasil escolheu Leandrinho. Ele foi o cestinha da partida: anotou 31 pontos. Pelo Canadá, o maior pontuador foi Levon Kandall, com 12. Com a esposa Samara Felippo vendo tudo da arquibancada, o ala-armador começou a partida jogando praticamente sozinho.

A seleção demorou a se encontrar, com as ações transcorrendo em ritmo de pelada. A defesa não funcionava tão bem como nos confrontos anteriores, e o Canadá ameaçava tomar o controle do placar. O camisa 10 não deixou. Leandrinho fez duas cestas seguidas de três quando o Brasil perdia por 9 a 3 e manteve o ritmo nos minutos seguintes. A seleção virou o primeiro quarto na frente, com o placar de 18 a 15, sendo que 15 destes 18 pontos saíram pelas mãos do jogador do Phoenix Suns. No início do segundo período, a defesa começou a se acertar.

Moncho mandou Marcelinho Machado à quadra, no lugar de Alex, e colocou Giovannoni no lugar de Splitter quando o pivô sofreu uma falta e levou a mão ao joelho esquerdo. Foi apenas um susto, e Tiago nem precisou receber atendimento médico no banco. A diferença de sete pontos, no entanto, evaporou com duas bobeadas seguidas do Brasil. A 24 segundos do intervalo, o susto de Splitter virou drama. O pivô cometeu um erro no ataque e, ao trombar com Joel Anthony, foi ao chão.

A pancada no joelho esquerdo deixou o pivô catarinense caído por alguns segundos. Ele deixou a quadra amparado pelos companheiros, sem tocar o pé no chão, e caminhou para o vestiário mancando. Àquela altura, o Brasil vencia por 36 a 33. - Eu quero jogar. O Moncho não queria que eu jogasse no segundo tempo, mas eu insisti. Na volta para o segundo tempo, Tiago fez pequenas corridas à beira da quadra, tomou um antiinflamatório e ficou no banco esperando.

Com a bola quicando, a seleção emplacou uma sequência de 10 a 4 e, enfim, respirou. A diferença foi a oito, mas logo caiu novamente e ficou em magros dois pontos ao fim do período: 52 a 50. A sanfona que se estendeu pelo jogo inteiro continuou aparecendo no último quarto. Sob o comando de Leandrinho, impecável no ataque, o Brasil abria vantagem, mas os canadenses logo respondiam e esticavam o drama da seleção. No banco, Moncho perdeu a calma poucas vezes.

Gritava nas instruções, gesticulava com os árbitros, mas na maior parte do tempo se mantinha sob controle. Mesmo com o placar apertado, Moncho não alterou sua rotação de sete jogadores. Tanto que JP Batista ficou no banco e Tiago, mesmo com o joelho machucado, voltou para a quadra no meio do quarto período.

Dos reservas, apenas Marcelinho e Guilherme entraram enquanto o jogo estava duro. Apesar do sufoco e da pressão canadense, a equipe apertou a defesa, manteve a cabeça no lugar no ataque e, mesmo a quatro jogos da final da Copa América, já pode preparar os passaportes. A viagem à Turquia está garantida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES