Brasil vence EUA e encaminha vaga nas quartas de final do vôlei masculino

De virada, em 3 sets a 1, parciais 30/32, 25/23, 25/21 e 25/20, brasileiros bateram os americanos na Arena Ariake

Brasil vence EUA no vôlei masculino | Toru Hanai/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por um momento, tudo indicou um drama. No início, contra os Estados Unidos, o Brasil até tentava se impor, mas errava à mesma medida. Aos poucos, porém, o jogo encaixou.

 A seleção de Renan Dal Zotto ignorou a pressão e encaminhou a vaga nas quartas de final das Olimpíadas de Tóquio. De virada, em 3 sets a 1, parciais 30/32, 25/23, 25/21 e 25/20, bateu os americanos na Arena Ariake.

Após a derrota para Rússia no jogo anterior, o Brasil precisava vencer para não ter de decidir a classificação às quartas de final no último jogo da fase, contra a França. Com o triunfo, praticamente garante a vaga. Uma derrota de Argentina ou França para Tunísia e Rússia, respectivamente, confirma a ida aos playoffs.

E na tabela?

O Brasil, agora, soma três vitórias em Tóquio - número de triunfos é o primeiro critério de desempate. A seleção empurrou os EUA e tomou o segundo lugar no grupo B, com oito pontos, atrás da Rússia. Se a Argentina, que encara a Tunísia, ou a França, que pega os russos, perder nesta rodada, a seleção confirma a classificação.

A seleção volta à quadra no próximo sábado, contra a França, às 23h05, no horário de Brasília. A TV Globo e o SporTV transmitem, e o ge acompanha tudo em tempo real.

Brasil venceu Estados Unidos no vôlei masculino Foto: Toru Hanai/Getty Images 

1° set - EUA viram em reta final dramática

Era preciso reagir de cara, mas era um jogo diferente. Mais rápidos e técnicos que os russos, os americanos dispararam no placar logo no início, com 5/0. Aos poucos, porém, a seleção encaixou. Conseguiu acelerar o ritmo no ataque e tirou a diferença para 6/5. O empate veio em um ataque para fora de Sander. A virada veio em um ace de Wallace.

A seleção deixou de lado o início ruim e passou a dominar o jogo. O ataque, que não funcionara no jogo anterior, passou a encaixar. Assim, o Brasil abriu 16/13. Mas os EUA buscaram. Em dois pontos em sequência de Sander, o time americano passou a frente. Abriu 19/17 e voltou a jogar a pressão para o lado brasileiro.

Renan mudou. Mandou Maurício Borges à quadra no lugar de Leal para acertar o passe. Naquele momento, deu certo. Mas, em uma reta final dramática, já com Leal de volta, a seleção não aproveitou as chances de fechar o set e permitiu a virada. Sem conseguir marcar : 32/30.

2° set - Brasil erra muito, mas fecha o set

Foi um início tão intenso quanto a reta final do set anterior. Ao Brasil, faltava acertar a marcação sobre Christenson, levantador americano. Em seu melhor momento, a seleção conseguiu disparar. Abriu 14/10 ao encaixar o ataque e acertar a defesa. Mas, assim como no primeiro set, permitiu a virada americana para 16/15.

O Brasil retomou seu ritmo. No ace de Lucarelli, conseguiu abrir 18/16. A seleção cometia alguns erros inexplicáveis quando parecia ter o jogo na mão. Abriu 22/19, mas permitiu que os americanos voltassem a encostar em duas falhas não-forçadas em sequência. O empate veio em uma pancada de DeFalco. Renan mandou Alan à quadra no lugar de Wallace. E foi na marra. O oposto reserva, em uma bola espirrada, fechou a conta em 25/23.

3° set - Brasil encaixa o jogo e vira o placar

Mesmo ritmo, mesmo roteiro. Na volta à quadra, as duas seleções trocaram pontos no início do terceiro set. O Brasil conseguiu desgrudar no placar com dois aces seguidos de Lucarelli, abrindo 10/7. O jogo, enfim, clareou. A seleção passou a dominar a partida e já não sofria tanto com os ataques dos americanos. Com um saque forçado, a linha de passe rival ruiu, e o bloqueio, enfim, encaixou.

Foi justamente em um bloqueio de Leal que a seleção abriu 21/16 no placar. Os EUA ameaçaram uma reação com dois pontos em sequência, mas a seleção não se abalou. Em um ataque de Lucão pelo meio, o Brasil fechou o set em 25/21 e virou o placar na Arena Ariake.

4° set - Seleção fecha a conta e encaminha vaga

Os Estados Unidos tentaram reagir na volta à quadra. Na marra, até largaram na frente. Mas não demorou para que o Brasil retomasse a dianteira. Leal, no ataque, fez o Brasil abrir 12/9. A partir dali, a seleção manteve o ritmo e não permitiu mais que os americanos ameaçassem no placar. No fim, vitória e classificação encaminhada: 25 a 20.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES