Brasileira de 17 anos estréia hoje em Vancouver competindo no slalom gigante

Esquiadora tem 17 anos, como outras brasileiras que já defenderam o país em Olimpíadas de Verão

Maya defende o Brasil em Vancouver | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quarta atleta mais jovem entre as 90 inscritas no slalom gigante, a brasileira Maya Harrisson, de 17 anos, faz sua estreia na Olimpíada de Inverno de Vancouver na modalidade do esqui alpino que terá sua primeira descida a partir das 15h (horário de Brasília) desta quarta-feira (24) e a segunda, das 18h15. Maya, que também estará no slalom na sexta-feira (26), diz que treinou bem nos últimos dias e por isso está confiante.

- Sou muito nova e para mim toda essa experiência está sendo linda. Participar dos Jogos Olímpicos é um sonho para todo atleta.

O Brasil já teve várias atletas de 17 anos competindo em Olimpíadas, mas não de Inverno. A jogadora Marta, por exemplo, tinha 17 anos quando jogou com a seleção brasileira de futebol na Olimpíada de Atenas-2004. Joana Maranhão também, quando participou da natação da mesma Olimpíada. Em Pequim-2008, Luíza Almeida tinha 17 anos quando defendeu a equipe do Brasil do adestramento, no hipismo, mesma idade da ginasta Jade Barbosa.

Maya, nascida no Rio de Janeiro mas adotada por família que mora em Genebra, na Suíça, começou a esquiar com apenas três anos de idade e aos dez já tinha vários títulos infantis. Foi a atleta mais jovem do Mundial de Esqui Alpino-2009 em Val d?Isère, França. Fez a melhor marca brasileira do esporte, entre homens e mulheres, desde a primeira participação do país em Mundiais (Portillo-1966).

A garota disse que chorou muito de emoção na cerimônia de abertura de Vancouver.

Sobre a pista de Whistler, Maya diz lamentar o pouco tempo para os treinos - no início dos Jogos, vários foram cancelados devido às más condições climáticas.

- A montanha é muito bonita, mas a pista é bem difícil e arriscada. Já vimos quedas impressionantes nas primeiras provas do programa.

Maya está sendo preparada para a Olimpíada de Sochi-2014 (Rússia). Mas já detém três dos cinco recordes femininos do esqui brasileiro: slalom, slalom gigante e downhill. Todos conquistados em 2009.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES