Brasileirão: Com Valdivia em baixa, Palmeiras busca reforços

Às vésperas do início do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras busca reforços pontuais para completar o elenco e seguir a temporada

Valdivia segue no departamento médico do Verdão | globoesporte.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Às vésperas do início do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras busca reforços pontuais para completar o elenco e seguir a temporada. Com restrições financeiras, o clube pretende aproveitar boas oportunidades na América do Sul para trazer nomes que agradem ao técnico Luiz Felipe Scolari. E dois deles, argentinos, estão na disputa da Taça Libertadores: os meias Alejandro Martinuccio, do Peñarol-URU, e Jonathan Fabbro, do Cerro Porteño-PAR. Insatisfeita com Valdivia, que está às voltas com lesões, a diretoria alviverde estuda alternativas que podem fazer sombra ao Mago.

Martinuccio é o preferido, por ser mais veloz e jogar tanto na meia quanto no ataque, sempre pelo lado esquerdo. O camisa 10 do Peñarol fez um dos gols que eliminaram o Internacional da Libertadores, na vitória por 2 a 1 no Beira-Rio. Aos 23 anos, o meia se encaixa no perfil procurado por Felipão e diretores - jovem, barato, com talento e potencial para brilhar. O contrato dele vence já em junho deste ano, o que pode facilitar a transação. Em fevereiro, o argentino viu uma negociação com o futebol russo melar, e desde então manifesta o desejo de trocar de clube ao fim de seu vínculo com os uruguaios.

Fabbro é mais velho - 29 anos - e já teve passagem apagada pelo Atlético-MG em 2006. Em 2011, ele é um dos destaques da boa campanha do Cerro na competição internacional. Por conta da idade, a diretoria alviverde não o trata com o mesmo entusiasmo.

O interesse em reforçar o meio-campo é notório. Valdivia se recupera de uma lesão na coxa esquerda e teve seu custo-benefício questionado pelo presidente Arnaldo Tirone. Lincoln, substituto imediato, também está machucado. O vice-presidente Roberto Frizzo não costuma falar sobre negociações em andamento, mas admite que o mercado sul-americano é atrativo para buscar atletas do setor.

- É um mercado interessante, tem ótimos jogadores nos times de fora e que não têm um custo tão alto. É só você ver esses argentinos que brilham aqui hoje. Vieram a custo baixo e hoje valem milhões, estão muito valorizados. Então olhamos, sim, para esse mercado - disse Frizzo.

Os exemplos mais claros para a cúpula palmeirense são dos argentinos Conca, do Fluminense, e Montillo, do Cruzeiro. O primeiro saiu do River Plate sem muito alarde, jogou bem no Vasco e virou o nome do título brasileiro do Flu em 2010. O segundo saiu cedo de seu país e só foi brilhar na Libertadores de 2010, pelo Universidad de Chile. A partir daí, chamou a atenção dos brasileiros e foi destaque do Brasileirão pelo clube mineiro.

Enquanto isso, Valdivia fica em situação delicada no clube. As declarações de Arnaldo Tirone ao "Jornal da Tarde" não causaram desconforto em diretoria e comissão técnica. Todos concordam que, até agora, o Mago foi mesmo um mau investimento. Por isso, o clube já não descarta envolvê-lo em alguma negociação.

Vale lembrar que o Palmeiras ainda tem uma dívida de 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 14,9 milhões) com o banco Banif, que emitiu uma carta de crédito nesse mesmo valor, ajudando a pagar a transferência junto ao Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. O não pagamento até o mês de agosto não tira o chileno do clube, apenas o deixa inadimplente em relação ao banco. Mesmo assim, a própria venda do jogador poderia ajudar na quitação da dívida, de acordo com conselheiros próximos à diretoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES