Brasileiro agride bandeirinha e é suspenso de Campeonato Português

Ele poderá voltar a disputar uma partida oficial em agosto de 2017

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O atacante brasileiro Dyego Souza, 27, está fora da temporada 2016/17 do Campeonato Português e só poderá voltar a disputar uma partida oficial pelo Marítimo em agosto do próximo ano.

Mas o motivo do longo período de inatividade não é nenhuma grave contusão sofrida pelo centroavante, mas sim seu comportamento disciplinar.

Dyego recebeu uma suspensão de nove meses por ter agredido um árbitro assistente durante um amistoso de pré-temporada, contra o Tondela, também da primeira divisão portuguesa, em julho.

De acordo com a imprensa lusitana, o brasileiro abandonou o banco de reservas depois da marcação de uma falta marcada contra o seu time, jogou uma garrafa de água contra o bandeirinha e depois lhe acertou com um soco.

“Os jornais exageraram, escreveram coisas que não são verdade. Errei e peço desculpas à equipe de arbitragem e ao Marítimo. Não atingi o árbitro com um soco, nem com uma garrafa de água. Se isso tivesse acontecido, a sua integridade física teria sido prejudicada, mas ele não sofreu danos”, disse o brasileiro, em julho.

A punição foi definida apenas na semana passada, depois de o atacante ter cumprido uma suspensão preventiva. Ele vinha atuando normalmente desde meados de setembro e havia marcado quatro gols em sete jogos nesta temporada.

Natural do Maranhão, Dyego está no exterior desde 2010, quando deixou o Operário de Ponta Grossa (PR). Antes de chegar ao Marítimo, em 2014, ele passou por Leixões, Tondela e Portimonense, todos de Portugal, além do Inter de Luanda, de Angola.

No último Campeonato Português, marcou 12 gols e terminou a competição como um dos dez primeiros colocados na artilharia. Desde então, vinha falando sobre a possibilidade de se naturalizar para jogar na seleção de Cristiano Ronaldo.

Suspensões tão longas quanto a recebida por Dyego Souza são comuns em casos de doping, mas raras por questões de indisciplina ou agressão dentro de campo.

O uruguaio Luis Suárez, por exemplo, ficou quatro meses proibido de jogar futebol pela mordida dada em Chiellini na Copa do Mundo-2014. Nos anos 1990, o francês Eric Cantona, do Manchester United, pegou oito meses de gancho por dar uma voadora em um torcedor.

Mas o recorde vem da Suíça. Dois anos atrás, o zagueiro Ricardo Ferreira, da quarta divisão, recebeu uma suspensão de 50 anos por ter chutado uma bola no rosto do árbitro. A explicação dos punidores é que o defensor era reincidente em casos de indisciplina.

Dyego Souza, é claro, irá recorrer da suspensão para tentar voltar mais cedo aos gramados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES