Brasileiro vira top 3 mundial no esqui cross-country paralímpico

Cristian Ribera abriu temporada com dois pódios nos Estados Unidos

Atleta | Marcio Rodrigues / MPIX CPB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foto: Márcio Rodrigues / MPIX/CPB)

O paulista Cristian Ribera subiu para o terceiro lugar do ranking mundial do esqui cross-country paralímpico. O brasileiro de 17 anos ganhou duas posições na lista da World Para Nordic Skiing (WPNS) na comparação com dezembro. A WPNS é uma divisão do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) responsável pela modalidade de inverno..

O ranking leva em conta os resultados das últimas duas temporadas. Em 2020, Cristian foi vice-campeão da Copa do Mundo de esqui cross-country. Em janeiro deste ano, conquistou as medalhas de prata na prova de distance (longa distância, em circuitos que variam de dois a 50 quilômetros) e de bronze no sprint (disputa contra o relógio em circuito de curta distância, até dois quilômetros) na cidade de Bozeman (Estados Unidos). O torneio marcou a volta da seleção brasileira às competições desde o início da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O esquiador russo Ivan Golubkov lidera o ranking masculino entre atletas que competem sentados no esqui, seguido pelo norte-americano Daniel Cnossen e por Cristian, que nasceu com artrogripose, uma doença que limita as articulações das pernas. O Brasil tem outros três nomes na lista: Robelson Lula (22º), Guilherme Rocha (24º) e Wesley dos Santos (34º).

No feminino, Aline Rocha manteve a nona colocação após duas medalhas de bronze em Bozeman. A norte-americana Oksana Masters é a primeira, com a compatriota Kendall Gretsch em segundo e a russa Marta Zainullina na terceira posição. Oksana e Gretsch foram justamente duas únicas atletas a superarem Aline nas provas de janeiro. (Por Lincoln Chaves - Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional - São Paulo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES