Brasileiro Yeltsin Jacques conquista medalha de ouro nos 5.000m em Tóquio

Ele conquistou a primeira medalha dourada do atletismo brasileiro logo na estreia da modalidade nos Jogos

Yeltsin Jacques é ouro em Toquio | John Walton/PA Images via Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Que prova, amigos! Yeltsin Jacques é ouro nos 5.000m masculino T11, para cegos, nas Paralimpíadas de Tóquio, conquistando a primeira medalha dourada do atletismo brasileiro logo na estreia da modalidade nos Jogos. Numa corrida emocionante, Yeltsin começou liderando e manteve a ponta até faltarem apenas 400m para o fim, quando foi ultrapassado pelo japonês Kenya Karasawa. 

Parecia que não daria mais tempo de se recuperar. Mas Yeltsin não se deu por vencido e, numa arrancada sensacional, retomou a liderança na última volta, já pertinho da linha de chegada. A atravessou em primeira, ao lado do atleta-guia Carlos Antônio dos Santos, com o tempo de 15min13s62.

-- Nós treinamos mais de dois anos intensos para essa prova - disse Yeltsin, que comentou como foi a corrida. - Foi uma prova de bastante estratégia. Eu já tinha definido uma estratégia prévia próxima a isso e os meninos (guias) foram me passando todas as informações. Já vimos quem era quem, aí quando o Carlos (guia) entrou e me avisou, é o queniano e o japonês. Como a minha esposa tinha estudado antes, ela me falou tudo que tinha que fazer.

Ouro nos 1.500m nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e nos 1.500m e nos 5.000m dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, Yeltsin tem ainda prata nos 1.500m e bronze nos 800m no Mundial de 2013 na França. Mas essa é a primeira medalha paralímpica do atleta de 29 anos.

O resto do pódio foi de atletas da casa. Os japoneses Kenya Karasawa, com 15min18s12, e Shinya Wada, com 15min21s03, ficaram com a prata e o bronze, respectivamente. Na mesma prova, Júlio Cesar Agripino dos Santos chegou na sétima posição, completando a distância em 16min26s31.

Brasileiro Yeltsin Jacques fatura ouro nos 5.000m em Tóquio Foto: Reuters



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES