Brittney Griner: Tribunal russo rejeita recurso sobre pena de prisão

Griner, 32, foi condenado em agosto por contrabando e posse de óleo de cannabis.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tribunal russo rejeitou um recurso da estrela de basquete norte-americana Brittney Griner contra sua pena de nove anos de prisão por acusações de drogas.

O tribunal perto de Moscou confirmou a sentença, com o promotor estadual chamando-a de "justa". A dupla vencedora olímpica pediu desculpas por seu "erro honesto" em sua audiência de apelação por meio de um link de vídeo, dizendo que foi "muito, muito estressante".

Griner está presa desde fevreiro (Foto: reprodução)

Griner, 32, foi condenada em agosto por contrabando e posse de óleo de cannabis. Não ficou imediatamente claro se todas as suas rotas legais haviam sido esgotadas. Ela deve cumprir sua pena em uma colônia penal.

O advogado da esportista, Alexander Boykov, disse que sua equipe espera que uma troca de prisioneiros seja possível. Em agosto, o Kremlin apresentou a possibilidade de uma troca de prisioneiros entre os EUA e a Rússia envolvendo o jogador de basquete.

Relatos na mídia dos EUA sugerem que o traficante de armas russo Viktor Bout - conhecido como o Mercador da Morte - poderia ser transferido por Washington para as autoridades russas como parte do acordo.

Boykov disse: "Nenhum juiz, de coração aberto, dirá honestamente que a sentença de nove anos de Griner está de acordo com a lei criminal russa".

Ele acrescentou que sua equipe jurídica estaria conversando com Griner sobre se ela gostaria de entrar com um novo recurso. A Casa Branca chamou os procedimentos legais de "farsa".

Em um comunicado, um conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que Griner estava sendo "injustamente detida em circunstâncias intoleráveis" e que o presidente Joe Biden pediu sua libertação imediatamente.

Um importante diplomata dos EUA, que participou da audiência, chamou a sentença de "excessiva e desproporcional". A estrela do esporte conversou com o tribunal de apelações de três juízes remotamente de seu centro de detenção em uma cidade perto de Moscou.

"Eu realmente espero que o tribunal ajuste esta sentença porque foi muito estressante e muito traumático", disse ela ao tribunal.

"Pessoas com crimes mais graves receberam menos do que me deram", acrescentou. Considerada uma das melhores jogadoras do mundo, ela foi detida em 17 de fevereiro em um aeroporto perto de Moscou quando cartuchos de vape contendo óleo de cannabis foram encontrados em sua bagagem.

Ela tinha vindo para a Rússia para jogar basquete durante o período de entressafra dos EUA. Seu caso tornou-se objeto de diplomacia de alto nível entre os EUA e a Rússia, cujas relações despencaram depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES