Bruno Senna está oficialmente fora da Williams e anuncia dupla

Equipe efetiva finlandês de 23 anos para assumir lugar do piloto brasileiro na próxima temporada. Bruno negocia com Force India, Caterham e Marussia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fim da linha para Bruno Senna na Williams. A equipe inglesa anunciou, nesta quarta-feira, Pastor Maldonado e Valtteri Bottas como pilotos titulares na temporada 2013. Com isso, o brasileiro precisará procurar um outro cockpit para permanecer na categoria no próximo ano. Bruno tem conversas com Force India, Caterham e Marussia e revelará seus planos na Fórmula 1 em breve.

Campeão da GP3 em 2011 e reserva do time desde 2010, o finlandês Valtteri Bottas, de 23 anos, cumpriu um intenso programa de testes em 2012. Empresariado por Toto Wolff, diretor executivo da escuderia, o finlandês guiou o carro de Bruno em 15 das 20 primeiras sessões de treinos livres nos fins de semana de GPs e apresentou bom rendimento. A escolha da dupla da Williams foi encarada com naturalidade pelo pade 29 anos. O piloto foi comunicado da decisão na última semana, mas desde quando assinou com o time inglês para 2012, sabia que Bottas estava sendo preparado para assumir uma vaga no time futuramente.

- Desde o início do calendário, aceitei o fato de que teria de compartilhar o carro com o Bottas em 15 sextas-feiras como parte de sua preparação para uma possível estreia em 2013 - admitiu Bruno, que encerrou sua participação na Williams abandonando o GP do Brasil na primeira volta, após acidente com o tricampeão Sebastian Vettel, da RBR.

Como a efetivação de Bottas em 2013 se demonstrava iminente ao longo do ano, Bruno concorria com Maldonado pelo outro cockpit. A seu favor, Senna contava com a constante presença entre os dez primeiros - pontuou em metade das 20 etapas, enquanto o companheiro chegou entre os dez primeiros em apenas cinco, além de ter levado alguns patrocinadores à equipe. Porém, o venezuelano detinha um aporte financeiro bem maior, da petrolífera estatal de sua terra natal, a PDVSA. Somando a isso, o pupilo de Hugo Chávez conseguiu uma façanha: venceu o GP da Espanha, em maio, quebrando um jejum de oito anos sem triunfos da equipe. Pesava contra Maldonado o fato de se envolver em constantes confusões: foi o piloto mais punido da temporada. Bruno terminou o ano em 16º, com 31 pontos, uma posição atrás de Maldonado, que fechou o ano com 45.

Mesmo com o prejuízo causado pela redução do tempo de pista nos treinos livres, que refletiu principalmente nas sessões classificatórias (largou na frente de Maldonado em apenas três ocasiões), Senna fez um balanço positivo de seu terceiro ano na F-1. O piloto também guiou na pequena HRT em 2010 (ficou fora apenas do GP da Alemanha) e disputou as oito últimas etapas de 2011 pela Renault-Lotus.

- Conquistei marcas significativas, como a melhor volta no GP da Bélgica, e sempre ganhei posições nas corridas. Correr regularmente no top 10 foi um passo à frente em minha ainda relativamente curta carreira e me permitiu desenvolver minhas habilidades. Trabalhar com uma equipe tão competitiva e que sempre me apoiou me deixou melhor preparado para meus próximos passos. Foi gratificante terminar como o pontuador mais regular da equipe e poder demonstrar meu ritmo em 20 provas ? disse Senna, que pontuou em dez das 20 etapas, enquanto o venezuelano chegou entre os dez primeiros em apenas cinco, porém, venceu o GP da Espanha.

Apesar da dispensa, Bruno fez questão de demonstrar gratidão especial a Sir Frank Williams, co-fundador e chefe da tradicional escuderia inglesa.

- Quero agradecer a toda equipe, em particular a Frank Williams, por me dar a oportunidade de completar minha primeira temporada completa na F-1. Foi gratificante ajudar a transformar o FW34 num carro competitivo e superar outros desafios, como lidar com os pneus Pirelli.

O mandatário do time de Grove, que completou 70 anos em 2012, rasgou elogios à nova dupla e aproveitou para agradecer os serviços de Bruno Senna:

- Com Pastor e Valtteri teremos dois dos talentos mais excitantes no esporte a motor e estou especialmente animado em o que 2013 pode trazer para a Williams. Pastor sempre demonstrou ritmo notável e este ano amadureceu como piloto. Valtteri é simplesmente um dos mais talentosos jovens pilotos que eu já me deparei e esperamos grandes coisas dele no futuro. Gostaria também de aproveitar a oportunidade para agradecer ao nosso piloto que está de saída, Bruno Senna, pelo seu trabalho duro durante o ano. Desejo a ele a melhor sorte para o futuro ? disse Sir Frank.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES