Campeã olímpica Sarah Menezes perde para novata e está fora da competição

Campeã olímpica Sarah Menezes perde para novata e está fora da competição

Sarah contra Amandine Buchard: revelação francesa surpreende a campeã olímpica na estreia do Mundia | EFE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O discurso era de confiança. Não só de Sarah Menezes como da comissão técnica. Depois de ficar por três vezes com a medalha de bronze nos últimos três Mundiais, a campeã olímpica tentava o ouro em Chelyabinsk para entrar para a história como a única judoca brasileira a ter os dois títulos. No entanto, o desfecho não foi como esperado nesta segunda-feira. Para surpresa de todos, a piauiense foi eliminada logo na estreia por Amandine Buchard, revelação francesa de apenas 19 anos, na categoria até 48kg. 

- Pela maneira como eu perdi, não estou tão abalada. Procurei dar meu máximo, em nenhum momento eu errei. Depois do ponto, todo tempo eu fui para cima. Tentei buscar a luta, mas o tempo foi passando, muito rápido, e não deu - lamentou Sarah, que mostrou maturidade com a derrota inesperada.

Foi o terceiro encontro entre as duas. No ano passado, Sarah ganhou da francesa. Mas perdeu para a rival no início deste ano no Grand Slam de Paris. No tira-teima, Buchard aproveitou a chance que teve no início do combate e jogou a brasileira. O árbitro demorou, mas assinalou um yuko, colocando a francesa em vantagem. Sarah tentou correr atrás do prejuízo, partiu para cima para buscar a virada, mas a francesa se defendeu bem e controlou as ações. Os segundos foram passando, e a campeã olímpica não conseguiu pontuar, apesar de a rival ter levado duas punições. O sonho tinha acabado. Dessa vez, nem o bronze. 

Após a luta, a número 2 do mundo dos ligeiros questionou a pontuação que levou logo no início. Para ela, a marcação foi equivocada.

- Estou na dúvida ainda do ponto. Existe uma regra que quando o atleta está com os dois joelhos no chão não é ponto. Foi meio confuso isso. Saí perdendo e procurei reverter o quadro, mas não consegui. Ela ainda tomou duas punições, mas não deu certo. Acontece. Corri atrás, mas com essa nova regra de tomar punição e não pontuar você tem que tentar derrubar. A diferença fica nas faltas. E acabei perdendo. Agora é continuar treinando e pensar em 2016. A frustração é muito grande, fico triste, mas não posso me deixar abalar. Os outros ainda vão competir e vou estar aqui na torcida - completou a brasileira.

Mais cedo, Felipe Kitadai também perdeu e foi eliminado. Assim como no Rio 2013, o paulista caiu logo na estreia do Mundial de Chelyabinsk. Ele foi derrotado pelo uzbeque Dyiorbek Urozboev. Enquanto isso, o outro brasileiro dos ligeiros (60kg), Eric Takabatake, resistiu um pouco mais. Ele passou pelo suíço Ludovic Chammartin com um belo ippon e pelo ucraniano Hervorh Hevorhyan, que foi desclassificado com quatro punições. No entanto, caiu diante do russo Beslan Mudranov, número 4 do mundo dos ligeiros, pelas oitavas de final. 

Com as derrotas de Sarah, Kitadai e Eric, o Brasil não tem mais representantes com chances de medalha no primeiro dia de competição. Nesta terça-feira, é a vez de Érika Miranda e Charles Chibana entrarem em ação na Traktor Arena pelo categoria meio-leve.






Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES