Campeão paraolímpico Daniel Dias anuncia aposentadoria

Maior nadador paraolímpico vai se dedica a cuidas dos filhos

Campeão paraolímpico Daniel Dias anuncia aposentadoria | Washington Alves/EXEMPLUS/CPB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dono de 24 medalhas paralímpicas, Daniel Dias anunciou nesta terça-feira que vai se aposentar depois dos Jogos de Tóquio, que acontecem de 24 de agosto a 5 de setembro. O nadador pensou bastante e decidiu passar mais tempo com os três filhos: Asaph, Daniel e Hadassa. Com informações do GE.

"A decisão já tinha sido tomada há um tempo. Mas eu confesso que só de falar com vocês meu coração está palpitando, estou com um nervosismo, porque a minha vida foi isso aqui. A questão de aproveitar meus filhos pesou. A gente vai abdicando de muitas coisas e eu perdi os meus filhos crescendo, andando, as primeiras palavras", confessou Daniel Dias.

Washington Alves/EXEMPLUS/CPB

A descoberta do paradesporto aconteceu em 2004, quando Daniel viu o nadador Clodoaldo Silva subir ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Paralímpicos de Atenas. Na Paralimpíada seguinte, em Pequim 2008, os dois nadavam na mesma piscina.

"Eu vi o Clodoaldo, um grande exemplo pra mim, e ali eu conheci a natação e o esporte paralímpico. A minha fala foi: "Eu quero fazer o que esse cara está fazendo ai". E aconteceu - contou Daniel.

Clodoaldo Silva se tornou fã e amigo daquele adolescente que o conheceu pela televisão. "É um cara que virou ídolo, um cara que é referência, não só na piscina mas no segmento da pessoa com deficiência", afirmou Clodoaldo Silva.

Descrição da imagem: Daniel Dias e Clodoaldo se abraçam na entrevista coletiva — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Cesar Cielo, dono do único ouro da natação brasileira em Olimpíadas, lamentou a aposentadoria de Daniel e revelou que já perdeu as contas de quantos títulos foram conquistados pelo maior medalhista da natação paralímpica.

"É muito difícil ver um gigante das águas dar tchau ao esporte, se aposentar, torci muito por ele. Ele está tomando uma decisão consciente, e desejo toda sorte do mundo para ele e para toda família. Obrigado por ter dado a oportunidade de nós, brasileiros, termos torcido e vivenciado todos os títulos paralímpicos que você tem. Eu me sinto pequeno perto de tudo que você fez por nós!", disse Cesar Cielo.

Fora d'água, Daniel se tornou um embaixador da luta pela inclusão das pessoas com deficiência. Com a sua imagem exposta em propagandas e outdoors, ele mostrou que qualquer um pode alcançar o seu sonho e ir além.

Cesar Cielo e nadador Daniel Dias, maior medalhista do Brasil em Paralimpíadas — Foto: Fernando Maia / MPIX / CPB

"Você ver uma criança chegar pra mim e falar "Você é um exemplo pra mim", isso é realmente uma coisa que eu jamais imaginei que ia acontecer ", disse Daniel.

Ao longo da carreira, Daniel acumulou 24 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 14 de ouro, sete de prata e três de bronze. Foram 40 medalhas em Campeonatos Mundiais, sendo 31 ouros, sete pratas e dois bronzes. Nos Jogos Parapan-Americanos, um total de 33 pódios ouvindo o hino do Brasil. Além disso, ele é o único brasileiro agraciado três vezes com o Troféu Laureus (2009, 2013 e 2016).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES