Campeonato Brasileiro de Ciclismo reúne 360 atletas de todo país

O prefeito Firmino Filho esteve presente na abertura da competição.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi dada a largada para o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada. O evento iniciou nesta sexta-feira e segue até domingo, em Teresina. E o prefeito Firmino Filho esteve presente na abertura da competição, que aconteceu no Rodoanel. Ao todo, mais de 360 atletas de todo o país estão em Teresina participando da competição. Essa é a primeira vez que a capital piauiense recebe a competição.

Para o prefeito Firmino Filho, eventos como esse projetam Teresina no cenário esportivo nacional. Ele destaca que, além dos benefícios para a saúde, o esporte traz também a geração de emprego e renda para dezenas de pessoas.

“Teresina hoje é capital do Pedal e isso é importante porque todo o ciclismo do país está com os olhos voltados para Teresina. Isso movimenta a economia da cidade. Temos visto, esportes como o ciclismo e a corrida ganharem mais adeptos a cada dia e precisamos incentivar isso”, observou.

O chefe do executivo municipal lembrou ainda que a capital está ganhando uma pista de bicicross (BMX), que será a primeira do Norte-Nordeste. A obra está sendo construída no Residencial Frei Damião, na zona Sudeste da capital. A estrutura foi viabilizada através do Programa Brasil Medalhas e a implantação através da Federação Piauiense de Ciclismo junto ao Ministério do Esporte e a Prefeitura Municipal de Teresina. Os recursos investidos giram em torno de R$ 1,5 milhões. “Queremos que Teresina seja, cada vez mais, uma cidade do pedal. Essa pista vai incentivar a prática do esporte na capital, além de projetar Teresina no circuito de ciclismo do país”, completou.

George Rodrigues, presidente da Federação Piauiense de Ciclismo, destaca que esse é um momento único para a capital. “Esse é um evento que tem que circular por todo o país, mas onde se tem estrutura para fazer. Aqui tivemos esse apoio da Prefeitura que foi fundamental para que conseguíssemos trazer o Campeonato para o Estado”, destacou ele.

Daniel França é ultraman e destaca que Teresina está ascendendo para o ciclismo. “Teresina é a terceira do país em ascensão do ciclismo e, por isso, é mais do que merecido sediarmos um evento como esse, que é a maior competição nacional do ciclismo”, observa ele que já é ciclista há 31 anos.

Quem também veio participar do evento foi José de Oliveira, conhecido como “Zé do Pedal”. Ele, que tem 61 anos, mora em Brasília, mas veio para a competição representar o Piauí. Aos 15 anos, sofreu um acidente que o deixou na cadeira de rodas. “Foi o ciclismo que me ajudou a me recuperar e hoje eu posso estar aqui, não apenas andando de bicicleta, mas representando o Piauí nesse evento que é nacional”, comemora ele.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer (Semel), Guilherme Berger, a prefeitura deve incentivar eventos desse tipo. "Ao mesmo tempo em que estamos incentivando a prática esportiva, estamos colocando Teresina no cenário nacional de grandes competições esportivas", frisa.

A competição acontece ainda durante sábado e domingo. Nesses dias, os atletas vão partir do Complexo Turístico Ponte Estaiada. O percurso será 11km de prova de resistência, com início na Ponte Estaiada, indo até a Ponte Wall Ferraz e retornando para o mesmo local. As provas acontecem em duas modalidades: Contra Relógio e Circuito e Resistência. O evento tem o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel).

A premiação será olímpica, com medalhas de Ouro, Prata e Bronze para os ganhadores de cada categoria, divididas em Masters e Sub 30. O evento contará também com atrações musicais, serviços de saúde como, aferição de pressão e praça de alimentação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES