Cariocão 2022 começa com duelo entre Botafogo e Boavista; veja novidades!

Haverá ainda um torneio de consolação para as equipes colocadas entre o 5º e o 8º lugares, que valerá a Taça Rio.

Botafogo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A bola voltará a rolar pelos gramados do Rio de Janeiro na próxima terça-feira. O primeiro jogo oficial da 124ª edição do Campeonato Carioca da primeira divisão será entre Botafogo e Boavista, no Nilton Santos, às 21 horas.

O Estadual de 2022 seguirá o mesmo sistema do ano passado, com 12 clubes na disputa em turno único, por pontos corridos, que valerá a Taça Guanabara. Os quatro primeiros colocados se classificarão para o quadrangular final, em cruzamento olímpico nas semifinais e com os vencedores disputando o título.

 Primeiro jogo oficial da 124ª edição do Campeonato Carioca da primeira divisão será entre Botafogo e Boavista. (Foto: Reprodução)

Haverá ainda um torneio de consolação para as equipes colocadas entre o 5º e o 8º lugares, que valerá a Taça Rio.

Flamengo buscará o tetra

Vencedor dos últimos três Estaduais, o Flamengo entra em 2022 como favorito ao título. Os quatro títulos consecutivos seriam um fato inédito na história do clube. Embora detentor do maior número de títulos da competição, o Rubro-Negro falhou nas cinco tentativas anteriores em que foi tricampeão.

O feito é raro, e somente o Fluminense, na primeira década do século passado, e o Botafogo, na década de 30, conseguiram ser tetracampeões. De lá para cá foram nove tricampeonatos, seis do Rubro-Negro, dois do Tricolor e um do Vasco.

Dos quatro grandes do Rio, o Fluminense é o que amarga o maior jejum de títulos. O Tricolor das Laranjeiras levantou sua última taça em 2012. Nesses nove anos desde então, o Flamengo foi campeão cinco vezes e Vasco e Botafogo duas cada um.

Angra dos Reis Audax é a novidade

O novo membro da elite carioca em 2022 é o Audax, campeão da Série A2 do ano passado. A equipe, que agora se chama "Angra dos Reis Audax", após parceria com a prefeitura da cidade do Sul Fluminense, substitui o rebaixado Macaé.

Além do Audax, estarão na disputa pelo título deste ano, em ordem alfabética, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco e Volta Redonda.

A maior baixa na Taça Guanabara será o Maracanã. Com seu gramado em reforma, o estádio mais famoso do Brasil só deve estar disponível para as semifinais, no final de março.

O primeiro clássico do Estadual será o Fla-Flu da quarta rodada, no domingo, dia seis de fevereiro. O local do confronto, entretanto, ainda está indefinido.

Confira os jogos da primeira rodada do Campeonato Carioca de 2022:

25/01 - Terça-feira - Boavista x Botafogo - 21h00 - Nilton Santos

26/01 - Quarta-feira - Audax x Nova Iguaçu - 15h30 - Elcyr Resende

26/01 - Quarta-feira - Volta Redonda x Vasco - 19h00 - Raulino de Oliveira

26/01 - Quarta-feira - Flamengo x Portuguesa - 21h35 - Luso Brasileiro

27/01 - Quinta-feira - Madureira x Resende - 15h30 - Conselheiro Galvão

27/01 - Quinta-feira - Fluminense x Bangu - 21h00 - Luso Brasileiro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES