Ceará e Palmeiras ficam no zero, e Felipão segue em jejum de vitórias

O empate por 0 a 0 com o Ceará aumentou para três jogos a série sem triunfos pelo Campeonato

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não foi dessa vez que Luiz Felipe Scolari pôde voltar a sentir o que é vencer no comando do Palmeiras. Neste domingo, no Castelão, o empate por 0 a 0 com o Ceará aumentou para três jogos a série sem triunfos pelo Campeonato Brasileiro - contra o Santos, o auxiliar Flávio Murtosa ficou no banco de reservas.

O Palmeiras, que vinha de um empate e uma derrota, não jogou bem, mas ao menos manteve uma escrita diante do rival. Em 16 jogos, são dez vitórias palmeirenses e seis igualdades - contando a deste domingo.

Com um jogador a menos em parte da segunda etapa, o time paulista segurou o ímpeto dos cearenses graças a Deola, que fez ótimas defesas no fim. Já os donos da casa sofreram com a falta de um finalizador e chegaram ao segundo empate seguido no Campeonato Brasileiro, desapontando a grande torcida presente no Castelão. Diego contribuiu para a noite dos goleiros e evitou uma derrota em casa.

O Ceará segue sem vencer desde o fim da Copa do Mundo. Tem 20 pontos e se mantém na terceira posição, agora um pouco mais distante do líder Corinthians, que soma 24. Na próxima rodada, visita o São Paulo, às 18h30m de sábado, no Morumbi. O Palmeiras continua no meio da tabela, em décimo lugar, com 14 pontos. A próxima chance de vitória para Felipão será no domingo, contra o Corinthians, às 16h.

Times leves, mas sem poder de fogo

Por motivos diferentes, as duas equipes entraram em campo com formações parecidas, mais leves e sem homens de referência no ataque. Pelo Ceará, Washington não pôde jogar por conta de uma cláusula em seu contrato, já que ainda pertence ao adversário. O ataque foi formado por um trio de velocistas: Misael, Tony e Erick Flores.

Já o Verdão, sem Edinho, Marcos Assunção e Pierre, também apostou em um jogo de velocidade. Felipão surpreendeu e deixou apenas Márcio Araújo com o trabalho de marcação. Tinga, Lincoln e Patrik tinham a missão de municiar Ewerthon e Kleber.

O Ceará foi o time que mais sentiu falta de um finalizador. Se Magno Alves - apresentado oficialmente antes do jogo - estivesse em campo, a história poderia ter sido diferente. O leve ataque de Estevam Soares soube envolver a defesa palmeirense, mas pecou na hora do chute. Deola só teve trabalho em duas ocasiões na primeira etapa: num chute de Erick Flores, logo no início, e numa cabeçada de Careca, que o goleiro defendeu em cima da linha de gol.

Retraído, o Palmeiras só levou maior perigo em um contra-ataque. Aos 29 minutos, Ewerthon avançou pela direita e encontrou Kleber na área. O Gladiador dominou, mas chutou sem força, nas mãos de Diego. O primeiro tempo terminou morno. Com boa qualidade e poucos erros de passe, é verdade, mas sem oportunidades mais claras. Era preciso chutar mais a gol para o jogo ter alguma emoção.

Aprenderam?

Para sorte de quem assistiu, os times descobriram que, sem finalizar, não há como tirar o zero do placar. Mesmo sem substituições, o Palmeiras voltou para o segundo tempo querendo jogo. Na base da força, Kleber quase abriu o placar aos seis minutos. Ele girou na pequena área, livrou-se de Careca e soltou uma bomba de pé esquerdo, atingindo o travessão.

O Ceará também percebeu seria difícil fazer gol se não chutasse em direção à meta. Tony aprendeu bem com os erros do primeiro tempo e sentiu que deveria tentar. Por isso, arriscou da intermediária, e Deola teve de se desdobrar para fazer a defesa. A vida dos goleiros começava a ficar mais difícil...

Estevam Soares foi o primeiro a tentar algo diferente, sacando Erick Flores para a entrada de Wellington Amorim, homem de área. Logo no primeiro lance, ele se antecipou à zaga e cabeceou uma bola que passou raspando a meta palmeirense.

Mas coragem, mesmo, o Ceará só criou quando Léo foi expulso após falta infantil em Camilo. Só a partir daí o time abriu mão do esquema com três volantes e lançou o experiente Clodoaldo, baixinho que fez sucesso no rival Fortaleza. Ele já entrou em campo cobrando uma falta, que por muito pouco não foi no ângulo esquerdo de Deola.

A pressão continuou, justamente com os únicos dois jogadores que não hesitaram em chutar a gol. Wellington Amorim tentou, com o pé direito, de cabeça, mas sempre parou em Deola. Clodoaldo, idem. O camisa 22 palmeirense foi o responsável por segurar o 0 a 0, que, no fim das contas, acabou sendo lucro para o Verdão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES