“Chegou hora do Ronaldo”, diz técnico Mano Meneses

Corintianos e flamenguistas lutam para seguir vivos na competição sul-americana

Mano Meneses | Globo.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os dois clubes de maior torcida no Brasil começaram a pensar 2010 praticamente juntos, em cidades vizinhas. O Corinthians fez pré-temporada em Itu, no interior de São Paulo, e logo ali ao lado, em Porto Feliz (a 25 km), o Flamengo fez a sua. O foco, por sinal, era o mesmo: a Taça Libertadores da América. Só que o destino quis que as duas equipes se enfrentassem logo nas oitavas de final. E por isso, para Timão ou Fla, o planejamento do ano vai por água abaixo após o duelo desta quarta-feira, no Pacaembu, às 21h50m (de Brasília). A TV Globo exibe para todo país, com exceção dos estados de PE, MG, RS e da cidade de Santos-SP, e o SporTV transmite para todo Brasil, menos RJ e SP.

Corintianos e flamenguistas lutam para seguir vivos na competição sul-americana e evitarem um fracasso precoce. A equipe carioca, porém, está em vantagem. Tudo por conta da vitória por 1 a 0 no Maracanã, quarta-feira passada. Assim, se quiser passar às quartas para encarar Alianza Lima ou Universidad de Chile, o Alvinegro tem de ganhar por 1 a 0 para decidir nos pênaltis ou por dois ou mais gols de diferença. Não à toa, a comissão técnica treinou nos últimos dias uma blitz contra o adversário.

- O que penso de um jogo de futebol é que você pode ter todas as boas intenções, mas o adversário pode não permitir. É óbvio que vamos pressionar o Flamengo, porém tudo vai depender da nossa competência ? disse Mano Menezes, técnico do Corinthians.

Por falar em competência, a de Ronaldo será mais uma vez colocada à prova. Na ida, no Rio de Janeiro, ele pouco fez. Mostrou que além de estar fora de forma, está com problemas técnicos. Mas Mano continua apostando suas fichas nele. Sempre com cobrança.

- Chegou a hora mesmo de o Ronaldo dar uma resposta forte. E ele tem condições para isso.

No Flamengo, mais do que nunca, Adriano e Vagner Love terão de mostrar uma produtividade até agora pouco vista na Libertadores. O Imperador marcou apenas dois gols nos quatro jogos em que participou. Já o Artilheiro do Amor ainda não justificou o seu apelido. Apesar dos 15 gols marcados no Carioca, marcou apenas duas vezes nos sete jogos que disputou na competição.

- É indiscutível a qualidade deles, o nível técnico... Como o Corinthians também tem jogadores deste nível. Mas tem que funcionar toda a engrenagem do nosso time para que Adriano e Love possam fazer a diferença ? disse o técnico Rogério Lourenço.

Mas se depender do retrospecto do Flamengo em 2010, a vaga para as quartas de final deve ser conquistada. Afinal, dos 25 jogos no ano, o time só teve um resultado que daria a classificação ao Corinthians. Trata-se da derrota por 2 a 0 para o Universidad Católica, no último dia 14, em Santiago. Foi a única vez que o Fla perdeu pela diferença de dois gols e que deixou de balançar as redes. As outras três derrotas na temporada foram por um placar que garante os rubro-negros nas quartasl: 2 a 1 para o Botafogo, na semifinal da Taça Guanabara; para a Universidad de Chile, em Santiago, pela Libertadores; e para o Botafogo, na final da Taça Rio.

- Sabemos da importância que temos e queremos fazer gol. Mas sabemos da dificuldade que vamos encontrar. Nosso time tem bala. Vamos ter dificuldades, o Corinthians vai vir para cima, mas temos jogadores rodados aqui - declarou Love.

As equipes e suas armas

É certo que o Corinthians terá duas novidades em relação ao time que perdeu na semana passada. Existe ainda a possibilidade de uma terceira alteração, mas essa Mano manterá em sigilo.

As mudanças já confirmadas são as entradas do goleiro Felipe e do lateral-direito Alessandro nos lugares de Julio Cesar e Moacir, respectivamente. Os dois estão recuperados de lesões musculares na coxa direita e prontos para atuar. O camisa 1 não atua desde 24 de março e o camisa 2, oficialmente, desde 7 de março.

Outra mudança que pode estar nos planos do técnico corintiano é o retorno do esquema com três homens de frente, que consagrou o Timão no primeiro semestre do ano passado. Assim, ele tem duas opções. Colocar Jorge Henrique no lugar do meia Danilo ou então sacar um volante para a entrada do atacante.

- É o problema do técnico querer colocar todos os jogadores. Mas você tem de tirar um ou dois. Trabalhamos com Jorge, com Matías (Defederico), com Iarley ? desconversou Mano.

No Flamengo, Rogério Lourenço tem apenas um problema: Michael. O jogador foi expulso na partida de ida, no Maracanã, e dará lugar a Vinicius Pacheco. O meia, aliás, está empolgado com a oportunidade e promete dar força ao contra-ataque rubro-negro.

- Não pode ficar com a bunda esperando lá atrás ? disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES