ChelseaxAtlético terá duelo entre escolhidos e relegados de Felipão

David Luiz, Ramires, Willian e Oscar, os preferidos de Felipão, enfrentam Miranda, Filipe Luís e Diego no confronto pela vaga na final da Liga

Willian, David Luiz, Ramires e Oscar | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O confronto decisivo entre Chelsea e Atlético de Madrid, pelas semifinais da Liga dos Campeões, no Stamford Bridge, nesta quarta-feira, a partir de 15h45 (de Brasília), é a encruzilhada entre dois grupos de jogadores brasileiros que parecem ter caminhos opostos em relação à Seleção, rumo à Copa do Mundo. Nos Blues, estão David Luiz, Ramires, Willian e Oscar, garantidos pelo técnico Luiz Felipe Scolari no torneio de junho. Pelos colchoneros, Miranda, Filipe Luís e Diego não têm sido lembrados para vestir a amarelinha, recusada por Diego Costa, cuja opção foi defender a Espanha.

O empate por 0 a 0 no Vicente Calderón, na semana passada, deixa o duelo mais aberto para adversários que se notabilizaram na temporada por um forte esquema defensivo. Repetição do placar leva a decisão da vaga para a prorrogação. Se fizer gol, o Atlético passa a jogar pelo empate para disputar o título inédito em sua história contra o rival Real Madrid, classificado na terça-feira ao arrasar o Bayern de Munique, na Allianz Arena, por 4 a 0, depois de vencer no Santiago Bernabéu, por 1 a 0. A final será no Estádio da Luz, em Lisboa, no dia 24 de maio.

O torcedor brasileiro pode até achar melhor que o time espanhol chegue à final, para não cansar tanto os quatro jogadores preferidos de Felipão para a preparação da Seleção. Apesar da importância da Copa do Mundo, sobretudo para os brasileiros em 2014, o treinador José Mourinho não acredita que isso influencie a atuação de David Luiz, Ramires, Willian e Oscar.

- Eu prefiro acreditar que este jogo das semifinais é demasiado importante para os jogadores estarem pensando na Copa do Mundo agora. Acho que é melhor acreditar que estão totalmente focados neste jogo - disse Mou durante a entrevista coletiva na véspera da partida.

MUDANÇAS DE SIMEONE

Miranda e Filipe Luís são peças fundamentais no Atlético de Madrid de Simeone, mas dificilmente serão lembrados para a Copa. O lateral-esquerdo fez parte da seleção que disputou a Copa das Confederações, mas logo depois foi "trocado" por Maxwell, do PSG, nas últimas convocações. O zagueiro ainda se permite sonhar, mas com os pés no chão, porque só parece sobrar mais uma vaga na defesa, pois David Luiz, Thiago Silva e Dante surgem como nomes certos na lista do dia 7 de maio.

Ao lado dos brasileiros da defesa colchonera, jogará Tiago, no lugar do suspenso Gabi. E desta vez, Diego deve ser reserva, porque Arda Turan está recuperado, e Simeone deve apostar no turco pelo lado direito do ataque. Autor do gol do 1 a 0 sobre o Valência, no domingo passado, resultado que deixou o Atlético a duas vitórias do título espanhol, Raúl Garcia provavelmente fará companhia a Diego Costa no ataque, embora o treinador argentino também deixe aberta a chance de escalar David Villa, experiente em jogos decisivos. O centroavante marcou na final da conquista do título da Champions pelo Barcelona, em 2011, e ainda disputou uma Copa do Mundo como protagonista pela Espanha. Apesar de ter seus trunfos, Simeone esconde o jogo e prefere elogiar o rival.

- Nós enfrentamos um time que vai tentar encontrar espaços com os seus vários talentos individuais, que podem ser Hazard, Torres, Willian, Eto"o. O Chelsea tem muitos. É um adversário com uma defesa muito sólida, com gente bem alta lá atrás. Vai ser um jogo difícil - afirmou o argentino.

"MIND GAMES" DE MOU

No Chelsea, Mourinho está pensando em mudar o time que venceu o Liverpool, pelo Campeonato Inglês, no domingo passado. Melhor para Oscar, cotado para voltar entre os titulares. O brasileiro foi poupado da última partida porque o treinador via o meia muito cansado. Também foi reserva no jogo de ida, no Vicente Calderón, porque o português preferiu apostar num time mais físico. Mas o "Special One" não deve prescindir da criatividade do camisa 11, um dos mais talentosos dos Blues.

Willian também deve jogar no lado direito, e Hazard, recuperado de uma lesão muscular, ou Schürrle, no lado-esquerdo do ataque, completariam o setor de armação do meio de campo. Eto"o é o mais cotado para comandar o ataque. Poupado em Liverpool, David Luiz vai voltar, mais uma vez como volante, porque Terry ocupará a zaga.

A escalação do goleiro Petr Cech no time pode ser a grande surpresa ou um simples blefe. Primeiro, Mourinho disse que o goleiro tcheco, que se machucou no ombro no Vicente Calderón, não iria disputar o resto da temporada, e que Terry só voltaria a atuar se o Chelsea chegasse à final da Champions. Mas, na véspera do jogo de volta, os dois treinaram normalmente nos 15 minutos abertos aos jornalistas. E o camisa 1 teria até dito à mídia inglesa que está recuperado para entrar em campo. Uma declaração inusitada e autorizada pelo português? Na entrevista coletiva, o luso disse que o comandado "não tinha condições para ser titular". Jogo de cena ou não, a escalação dos Blues certamente vai provocar muita dor de cabeça a Simeone.

- Todo mundo estava no treinamento desta manhã porque é um jogo muito importante para o nosso grupo: estavam todos, os machucados, os suspensos e os convocáveis, porque nós precisamos de todo mundo unido. É um confronto que todos querem jogar, mesmo o que não estão em grandes condições. Cech não tem condições para jogar, mas é essa a mensagem do grupo - disse Mou, de uma forma enigmática que deixa no ar a expectativa por surpresas na escalação no jogo desta quarta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES