Clássico coloca em evidência abismo que separa Corinthians e Palmeiras

Corinthians está embalado por título mundial, enquanto Palmeiras ainda carrega trauma o rebaixamento. Jogo será domingo, no Pacaembu

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre os dias 4 e 12 de julho do ano passado, corintianos e palmeirenses estavam em êxtase. A diferença do título da Libertadores do Corinthians para o da Copa do Brasil do Palmeiras foi de apenas uma semana. Nos seis meses seguintes, porém, cada rival tomou um rumo distinto. O Timão chegou ao auge com a conquista do Mundial de Clubes, e o Verdão foi ao fundo do poço com o rebaixamento à Série B. Diante disso, os alvinegros são considerados favoritos no clássico deste domingo.

O primeiro encontro entre Corinthians e Palmeiras na temporada 2013 será pela oitava rodada do Campeonato Paulista, às 16h, no estádio do Pacaembu. O Verdão, é verdade, vem embalado pela vitória contra o peruano Sporting Cristal, na estreia da Libertadores. E o Timão busca moral no clássico justamente para usá-la em seu primeiro jogo no torneio continental, quarta-feira, às 22h, contra o San José, na Bolívia.

- É sempre bom ganhar um clássico. Dá moral, é um jogo diferente. Mas também quando se perde, há uma pressão maior. Mas vamos tentar ganhar para ir com mais moral para o jogo da Libertadores - declarou o goleiro Cássio, que volta a atuar pelo Timão neste domingo, depois de um problema no ombro esquerdo que o tirou de combate dos primeiros sete jogos da temporada.

Em outros tempos, o Palmeiras poderia até encarar como desrespeito o clima de favoritismo assumido pelo Corinthians (o lateral-esquerdo Fábio Santos admitiu isso na última semana). Em fase de reconstrução, o Verdão, liderado por Gilson Kleina, adotou postura humilde para o clássico. Mas vai usar o espírito de luta apresentado na Libertadores para tentar surpreender o campeão do mundo.

- O momento do Corinthians é ímpar. Qualquer adversário que eles tenham hoje em dia sabe do entrosamento e da base que o time tem da última temporada. Sabemos que não vai ser um jogo fácil, mas temos de entrar com a mesma postura que entramos na Libertadores. Não podemos, porém, achar que só marcar resolve. Temos de jogar também para sermos felizes ? analisou o técnico do Palmeiras.

Muito embora a diferença técnica e de clima entre Corinthians e Palmeiras seja inegável, a frieza dos números mostra campanhas iguais neste Paulistão. Até aqui, os rivais fizeram sete jogos cada um na competição estadual. Somam 12 pontos, com três vitórias, três empates e apenas uma derrota. O que coloca o Verdão à frente, na quinta colocação, é o número de gols marcados: 15 contra 11.

- É um clássico. Muitas vezes, o time que está em pior fase ressurge. Temos de tomar cuidado - acrescentou o goleiro do Timão.

Atualmente, o Palmeiras está tão preocupado em se recuperar da trauma do rebaixamento que Gilson Kleina quer afastar qualquer clima negativo de rivalidade. Se os corintianos estão empolgados com o favoritismo atribuído a eles, aos alviverdes pouco importa. Equilíbrio emocional é o que o treinador do Verdão quer ver nos seus jogadores.

- É lógico que vamos trabalhar o equilíbrio emocional para o clássico. Não podemos achar que é uma guerra. Temos de ser competitivos e a guerra tem de ser vista com estratégia. Se tiver provocação, não podemos revidar ? finalizou Kleina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES