Clube e profissionais serão julgados na terça pelo STJD

Profissionais e clube foram denunciados por ocorrências durante jogo contra o Flamengo

Atlético-MG x Flamengo; suspenso, Sampaoli acompanha jogo em camarote do Mineirão | Agência i7/Mineirão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Atlético-MG, o técnico Jorge Sampaoli, o analista de desempenho do clube, Diogo Alves, e o diretor de futebol Alexandre Mattos serão julgados na próxima terça-feira pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Os três primeiros foram denunciados por ocorrências no jogo contra o Flamengo, no Mineirão, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O dirigente foi enquadrado por incidentes contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pela 21ª rodada.

Sampaoli estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo na goleada contra o Flamengo. Ele acompanhou a partida de um camarote do estádio e teria feito uso de telefone celular para se comunicar com Diogo Alves, que estava no banco de reservas. Informações do site GloboEsportes.com

O Atlético-MG, o técnico Jorge Sampaoli, 

De acordo com a denúncia, o treinador não poderia estar no Mineirão. No atual formato das competições, durante a pandemia da Covid-19, não é permitida a presença de torcedores nos estádios. A entrada de atletas, técnico, membros da comissão técnica e delegação é controlada e limitada ao número máximo de 50 pessoas.

A procuradoria do STJD entende que, com a suspensão, Sampaoli não poderia exercer suas atividades e sua presença em qualquer área é proibida, conforme previsto no artigo 47, parágrafo 5º do Regulamento Geral de Competições 2020.

“O fato é: Jorge Sampaoli estava no estádio passando orientações. A prova de vídeo é inegável. Portanto, restam duas hipóteses: (a) ele estava na delegação; ou (b) ele não estava inscrito na delegação. Caso a primeira se confirme, restará configurada uma ofensa gravíssima à estabilidade do regulamento geral de competições, visto que o clube não observou a regra de suspensão do seu comandante. Tal fato é grave porque quebra a paridade técnica ao permitir que o treinador influencie no resultado do jogo passando instruções quando deveria estar afastado do desempenho de suas funções. É uma interferência indevida e ilegal, ferindo de morte a paridade de armas e tornando inócuo todo o ordenamento de sanções disciplinares” - diz a denúncia.

O Atlético foi denunciado no artigo 191, inciso III do CBJD por deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento do Regulamento Geral da Competição 2020. A punição é multa de R$ 100,00 a 100.000,00. Jorge Sampaoli e Diogo Alves responderão pelo artigo 258, por assumirem conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva, com pena de um a seis jogos.

Vale lembrar que não foi a primeira vez que Sampaoli acompanhou um jogo do Galo in loco, cumprindo suspensão. Na vitória contra o Bragantino, no Mineirão, o técnico estava suspenso e ficou igualmente no camarote do estádio. Sua presença, naquele jogo, não ocasionou denúncia da Procuradoria do STJD. O preparador físico Pablo Fernández também cumpria pena e ficou ao lado do comandante.

Alexandre Mattos

O diretor de futebol do Atlético foi denunciado no artigo 258 ("assumir qualquer conduta contrária à disciplina. Desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões"). Após o jogo contra o Corinthians, ele se dirigiu aos árbitros para reclamar de um pênalti não marcado em Eduardo Vargas. Pode ser suspenso de uma a seis partidas, em caso de condenação.

Na súmula, o árbitro Rodrigo Dalonso relatou:

"Após o término do primeiro tempo, enquanto nos dirigíamos ao vestiário de arbitragem, o sr. Alexandre Figueiredo Matos (diretor de futebol da equipe Clube Atlético Mineiro) adentrou ao túnel de acesso dos vestiários, partiu em nossa direção e proferiu as seguintes palavras: "O que vocês fizeram foi um absurdo, olha o pênalti que vocês não deram, é brincadeira isso."

Posteriormente, a própria CBF reconheceu o erro da arbitragem contra o Atlético. O julgamento acontece um diante da partida contra o São Paulo, em 16 de dezembro. Caso haja condenação, o departamento jurídico do Galo pode entrar com efeito suspensivo e recorrer ao Pleno do STJD.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES