Clubes fazem contas: futebol sem torcida é melhor do que nada

A receita de bilheteria está longe de ser o carro-chefe. Entre os 13 principais clubes da Série A 2020

| Botafogo x Bangu, sem torcida Foto: Vitor_Silva / Vitor Silva/Botafogo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda sem data para volta do futebol, os dirigentes brasileiros trabalham com um cenário de que a retomada se dará sem público nos estádios. Para eles, submetidos às autoridades de saúde, é melhor que a bola role mesmo diante de arquibancadas vazias.Informações Extra.

A equação é simples: sem jogo, sem arrecadação. Se as atividades voltarem, mesmo com a torcida no sofá de casa, a visão é de que o prejuízo será menor, embora o dinheiro de um jogo com portões fechados nunca seja recuperado. A questão financeira é vista com importância ainda maior em um ano cujas metas já foram comprometidas por causa da paralisação pelo novo coronavírus.

A receita de bilheteria está longe de ser o carro-chefe. Entre os 13 principais clubes da Série A 2020, que também estavam na elite em 2018 — ano das últimas prestações de contas publicadas —, o item corresponde, em média, a 8% da receita bruta do futebol. Os dados de Flamengo, Santos e Bahia são de 2019.

Ao aceitarem a retomada sem torcida, ainda que por algumas rodadas, os clubes se voltariam para contratos mais rentáveis.

— Embora perca algo de bilheteria, você não perderia receitas de direitos de transmissão, de patrocinadores. Isso acaba tendo um peso ainda maior. É uma discussão clara. Todo mundo entende que deve voltar quando houver aval das autoridades sanitárias. E poderá ser sem torcida. Se os órgãos disserem que existe segurança para voltar sem público, que voltemos. Melhor do que esperar mais — disse o presidente do Vasco, Alexandre Campello.

Peso nas finanças

Somadas, as receitas de patrocínio e direitos de transmissão (que trazem a reboque a parcela relacionada ao desempenho no Brasileirão) representam, em média, quase a metade (48%) da arrecadação dos principais clubes. O percentual varia dependendo da venda robusta de algum jogador, como foi o caso do Santos, com a negociação de Rodrygo ao Real Madrid (R$ 172,4 milhões) ou do Flamengo, que vendeu Paquetá ao Milan (R$ 150 milhões).

No caso dos patrocinadores, a ausência de exposição coloca em xeque a viabilidade da parceria. No Rio, o Azeite Royal deixou os quatro grandes. O São Paulo, ao menos, renovou o patrocínio master com o Banco Inter até dezembro.

— Toda competição tem alguma empresa que promove e transmite os jogos. Bilheteria é importante, mas nós temos contratos — afirma Robinson de Castro, presidente do Ceará.

Uma hipótese considerada é que os jogos sem torcida podem não ser do Brasileirão. Tudo depende de quanto tempo durar a paralisação. Os clubes e federações priorizam encerrar os estaduais, ainda que com estádios vazios. Nos torneios nacionais, o impacto na bilheteria se restringiria à Copa do Brasil. Mas, por ora, qualquer afirmação contundente, em um país com níveis distintos de evolução do coronavírus, parece devaneio.

Há quem esteja vacinado contra a dependência das receitas de bilheteria. A Arena do Grêmio não é, de fato, do clube. As arrecadações não entram no balanço e vão para a conta da empresa que administra o estádio. O que aparece na prestação de contas é o percentual de alguma renda como visitante (Gre-Nal, por exemplo) ou em mando em outro estádio.

— Aprendemos a viver sem a renda dos jogos. Se a recomendação das autoridades for com portões fechados, para nós está bem. Nesse momento, prevalece a questão sanitária — disse o presidente Romildo Bolzan.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES