SEÇÕES

Com 27 medalhas em Tóquio, Daniel Dias é eleito para Conselho de Paratletas

O paulista dono representará os paratletas até os Jogos de Paris em 2024. Eleição foi realizada pelo Comitê Paralímpico Internacional.

ery | ery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O multimedalhista Daniel Dias foi eleito membro do Conselho dos Atletas do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). O anúncio foi feito neste sábado (4) pela entidade máxima do esporte paralímpico. O paulista, dono de 27 medalhas em paralimpíadas, representará os paratletas até a próxima edição dos Jogos, em Paris 2024.

Além do brasileiro, outros cinco atletas representarão a classe: a italiana Martina Caironi (atletismo), a cubana Omara Durand Elias (atletismo), o japonês Takayuki Suzuki (natação), a holandesa Jitske Visser (basquete em cadeira de rodas) e a iraniana Zahra Nemati (Tiro com arco).

O pleito ocorreu entre os dias 19 de agosto e 3 de setembro deste ano. Vinte e dois atletas se candidataram, em votação em que 2447 competidores exerceram o poder de voto. Para se candidatarem, os paratletas, obrigatoriamente, teriam que ter participado das últimas duas edições dos Jogos, Londres 2012 e Rio 2016.

Na Paralimpíada de Tóquio 2020, Daniel disputou seis provas e conquistou três medalhas de bronze: nos 200 metros livre (S5), nos 100 metros livre (S5) e no revezamento 4x50 metros livre 20 pontos.

O maior medalhista paralímpico da história do Brasil, de 33 anos, ainda terá uma missão no Japão, ele será o porta-bandeira na cerimônia de encerramento dos Jogos que acontecerá neste domingo (5), às 7h20 (horário de Brasília).

Esta será a terceira vez que Daniel Dias levará a bandeira brasileira em Jogos Paralímpicos. O nadador também foi o porta-bandeira no encerramento dos Jogos de 2008 (Pequim) e na abertura dos Jogos de 2012 (Londres).

Multicampeão Daniel Dias é eleito para Conselho Paralímpico Internacional (Foto: Alê Cabral/ CPB)

Fonte: Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos