Com 53%, Flamengo tem queda calculada na busca pelo tri da Libertadores

Em dez partidas do Brasileiro o técnico viu o desempenho da equipe despencar de 80% para 53% de aproveitamento entre os cinco primeiros e os cinco últimos jogos.

Flamengo | Marcelo Cortes / Flamengo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A estratégia do Flamengo de dosar suas forças no Campeonato Brasileiro para se concentrar nas competições de mata-mata começa a não surtir efeito nos resultados. Mas não restava alternativa, na visão da comissão técnica, de olho na segunda partida da semifinal da Libertadores, contra o Barcelona, amanhã, no Equador. A equipe viajou ontem reforçada de Arrascaeta e Filipe Luís, mas não há certeza se eles poderão atuar o tempo inteiro após período lesionados.

Perto de voltar à decisão que pode valer o tricampeonato continental, Renato Gaúcho confessou, ainda antes do empate com o América-MG, que o elenco estava todo “quebrado” e “cansado”. Não à toa, em dez partidas do Brasileiro o técnico viu o desempenho da equipe despencar de 80% para 53% de aproveitamento entre os cinco primeiros e os cinco últimos jogos.

No primeiro recorte de cinco partidas, a equipe utilizou um total de 11 reservas. Já no segundo, este número passou para 27. Esta segunda fase ainda coincide com o período de convocação das seleções, quando o Flamengo ficou sem Gabigol em um jogo, por dores musculares, e depois perdeu Arrascaeta, lesionado, por mais tempo. Mas isso não explica tudo.

Equipe rubro-negra desembarcou no Equador. (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo )

Na média, o aproveitamento total de Renato Gaúcho na competição é de seis vitórias, dois empates e duas derrotas: 66%. O técnico tem sofrido críticas pela queda de desempenho da equipe, sobretudo de forma coletiva, e quando está sem força máxima. A partida contra o América-MG foi a que teve mais suplentes em campo: nove jogadores.

Esta foi a primeira vez que o Flamengo emendou dois jogos seguidos sem vencer, somado à derrota para o Grêmio. O lado positivo é que todas as vezes que Renato poupou antes de um jogo de mata-mata decisivo, venceu pelo torneio eliminatório. Seja na Libertadores ou na Copa do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES