Com contrato renovado até 2013, Ceni vira “quarentão” em atividade

No Brasil, Manga jogou até os 45 anos. Na Europa, brilharam nomes como o inglês Peter Shilton, o italiano Dino Zoff e o holandês Edwin Van der Sar

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o contrato renovado com o São Paulo até o dia 31 de dezembro de 2013, o capitão Rogério Ceni irá completar 40 anos no dia 22 de janeiro em plena atividade. Totalmente recuperado da lesão que sofreu no ombro e jogando em alto nível, o camisa 1 tem tudo para repetir o feito de outros ?vovôs goleiros? que, mesmo com a idade avançada, brilharam dentro das quatro linhas.

No futebol brasileiro, o caso mais famoso foi o de Hailton Corrêa de Arruda, o Manga, que iniciou sua carreira no Sport e depois passou por Botafogo, Internacional, Coritiba, Operário-MS e Grêmio. Defendeu a seleção brasileira na Copa de 1966, na Inglaterra, e encerrou sua carreira aos 45 anos, em 1982, defendendo as cores do Barcelona, do Equador.

No exterior, são vários os nomes que fizeram sucesso na reta final da carreira, como o de Van der Sar, apontado por muitos como o melhor de sua posição no futebol holandês. É o atleta com o maior número de jogos pela seleção do seu país (130) e com quatro mundiais no currículo (1994, 1998, 2002 e 2006). Foi um dos ídolos da torcida do Manchester United, da Inglaterra, e largou os gramados em 2011, com 41 anos.

No passado, outros dois nomes brilharam. O italiano Dino Zofff, por exemplo, teve a honra de levantar a taça de campeão em 1982, disputada na Espanha, com 40 anos. Os ingleses até hoje se lembram com carinho de Peter Shilton, que por 20 anos foi o camisa 1 da equipe nacional. Foi o sucessor de outra lenda da posição, Gordon Banks. Shilton participou de três mundiais: 1982, 1986 e 1990.

Ceni afirma que histórias de sucesso de outros atletas da posição mostram que ele pode continuar jogando em alto nível por mais uma temporada.

? Sem dúvida, todo mundo lembra até hoje. O que me motiva a continuar jogando mesmo com 40 anos é que ainda gosto de acordar às 6h45 todos os dias, ir ao CT e trabalhar forte. Quando os treinos são à tarde, só saio às oito da noite. Essa rotina tem 22 anos, e ainda sou apaixonado por tudo isso ? ressaltou o jogador.

Ao contrário dos nomes citados acima, Ceni só não pensa em voltar a vestir a camisa da seleção brasileira no ano final de sua carreira.

? Sinceramente, não penso nisso. Existem outros nomes que estão jogando e mostrando um grande rendimento. Hoje, posso dizer que minha seleção é o São Paulo. É aqui que iniciei a minha vida como jogador e é aqui que ela vai terminar ? finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES